Fonte: Michelle Lemes Camâra Municipal de Goiânia Foto: Mariana Capeletti
O cineasta Alberto Araújo recebeu na quinta-feira 26/10, Título de Cidadão Goianiense. A honraria foi entregue pela vereadora Gabriela Rodart (PTB), no Plenário da Câmara.
Alberto é natural de Coromandel, mas viveu e trabalhou em Patrocínio (MG), onde também iniciou seus estudos. Na década de 80, uniu poesia e imagem em produções de vídeo que lhe renderam prêmios em festivais. Em Goiânia, para onde se mudou em 1990, produziu e apresentou os programas de turismo "Goiás Adentro" e "Cartão Postal", na TV Anhanguera.
Em 2004, Alberto Araújo recebeu Diploma de Mérito, da Universidade Católica de Goiás, "pelo efetivo compromisso com a preservação ambiental e pelo trabalho em favor do desenvolvimento de Goiás". Nos anos seguintes, em Lisboa, lançou os livros "Alma Transgênica" e "Alma Lusitana". Em 2013, roteirizou e dirigiu o filme "Vazio Coração", protagonizado pelo ator Murilo Rosa e premiado no Festival de Cinema de Natal. Em 2017, criou a página "Meu Olhar" – um semanário de viagens publicado no Facebook.
Em 2018, de volta à capital portuguesa, recebeu o Prêmio Lusofonia – área de cinema. No ano seguinte, roteirizou e dirigiu "Volta à Casa Paterna", filme inteiramente rodado em Portugal e classificado para o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin). Em 2020, escreveu o livro "Flores em Vida" e finalizou o roteiro de "O Intervalo do Vaga-lume", seu próximo longa-metragem.
A música Flores em vida de Zezé Di Camargo & Luciano teve Alberto Araújo como um dos compositores.
Alberto Araújo é proprietário da Fata Morgana Filmes, com sede em Goiânia.