Arquivo institucional
Fotos: divulgação Pif Paf Grupo de circulistas ´Trovão Azul’, da esquerda para a direita: Josimar da Conceição, Fernando Geraldo Oliveira e Luiz Antônio Gonçalves
Patrocínio, outubro de 2024 – Na unidade da Pif Paf em Patrocínio, no Alto Paranaíba mineiro, resolver “problemas” com soluções “caseiras” faz parte dos valores da Companhia. Na rotina de trabalho, os desafios do dia a dia da empresa se tornam oportunidades de inovação e os colaboradores são constantemente estimulados a apresentar soluções que podem sair do papel, promover avanços e, principalmente, desenvolvimento pessoal e profissional.
Esse ambiente de estímulo à melhoria contínua integra um dos programas prioritários da empresa, o Círculo de Controle da Qualidade (CCQ). Um dos exemplos marcantes dessa iniciativa é o projeto ‘Jabulani’, desenvolvido pelo grupo de circulistas - como são chamados os colaboradores que fazem parte dos grupos de CCQ - ‘Trovão Azul’, composto por Luiz Antônio Gonçalves, Josimar da Conceição e Fernando Geraldo Oliveira, respectivamente supervisor, coordenador e planejador de manutenção.
O curioso nome do grupo e do projeto têm motivos especiais. “‘Trovão Azul’ surgiu porque trabalhamos na manutenção, e nosso uniforme é dessa cor. E ‘trovão’, é uma palavra forte,” explica Luiz Antônio Gonçalves. “Já o nome do projeto, ‘Jabulani’, foi uma homenagem à bola da Copa do Mundo de 2010, muito marcante para os integrantes da equipe”, complementa.
Feitas essas escolhas, o grupo partiu para a prática e criou uma solução interna que reduziu consideravelmente os custos operacionais com contratação de empresas especialistas em desentupimento, além de melhorar os resultados da unidade e a qualidade de vida dos colaboradores.
Com orgulho, Luiz Antônio Gonçalves reflete sobre o impacto pessoal e profissional de participar de um projeto como esse. “O meu maior aprendizado foi ter saído da zona de conforto para apresentar uma peça teatral sobre a nossa proposta. Algo que eu nunca tinha feito, e ainda por cima para várias pessoas, inclusive de Belo Horizonte e todas as unidades da empresa. Foi um grande aprendizado para a minha vida”.
Melhoria contínua
O principal problema identificado pelos circulistas era a constante necessidade de contratar serviços terceirizados para desentupir as redes de esgoto da unidade, o que gerava entraves operacionais. "Sempre que precisávamos chamar a empresa terceirizada para executar esse serviço, eles demoravam muito por ser em outra cidade", lembra Josimar da Conceição.
O grupo ‘Trovão Azul’ se desafiou a desenvolver uma máquina de desentupimento, a ‘Jabulani’ utilizando recursos da própria unidade. Luiz Antônio destaca que o maior benefício para todos os colaboradores foi a qualidade de vida no trabalho. "Antes enfrentávamos esse problema com frequência. Agora, com a nossa solução implementada, a produção flui muito melhor", comemora.
Arquivo institucional
‘Jabulani’, equipamento criado pelo grupo de circulistas ‘Trovão Azul’ da Pif Paf de Patrocínio | MG
Programa CCQ
O sucesso do projeto ‘Jabulani’ reforça a importância do programa CCQ na Pif Paf, que é pentacampeã nacional dos concursos CCQ organizados pela UBQ, União Brasileira para a Qualidade - um evento nacional em que empresas de diferentes portes e seguimentos apresentam seus trabalhos de melhoria contínua, que são analisados e avaliados, gerando um ranking das empresas participantes.
Como reconhecimento e valorização dos seus colaboradores circulistas, a Pif Paf anualmente premia os melhores projetos em mostras cuidadosamente organizadas, que contam com a presença de convidados externos nas bancadas avaliadoras e movimentam todas as unidades da Companhia no país. No evento, os circulistas apresentam suas soluções para a alta gestão e os demais colaboradores.
“São diversos reconhecimentos e premiações para quem faz parte do CCQ, desde certificados de conclusão do projeto, participação em reuniões da alta gestão e eventos corporativos, além de troféus e medalhas para as melhores iniciativas, brindes com a marca Pif Paf ou produtos da empresa”, explica a gerente responsável pela Gestão da Qualidade, Roberta Madureira. “Grupos como o ‘Trovão Azul’ ganham autonomia para colocar em prática boas ideias. Esse engajamento contribui para o desenvolvimento contínuo de habilidades, criando uma cultura de melhoria e desenvolvimento dos colaboradores na organização", complementa.