Solidariedade, envolvimento e a vontade de fazer a diferença marcaram a ação voluntária realizada por colaboradores da Pif Paf Alimentos na Casa do Idoso Recanto São Vicente. O grupo se mobilizou para arrecadar e doar produtos de higiene e, além disso, promoveu visitas repletas de conversa, música e troca de experiências.
A iniciativa foi idealizada por Amanda Aparecida, analista de Educação Corporativa e Desenvolvimento de Pessoas e ponto focal do voluntariado nas unidades da empresa em Patrocínio. “Eu queria organizar algo em que os colaboradores pudessem contribuir. Ao entrar em contato com a instituição, soube que os itens de higiene eram a maior necessidade. Fizemos uma campanha interna e, ao longo de dois meses, arrecadamos uma quantidade significativa de doações”, explica.
A entrega foi além do repasse dos produtos. O grupo fez questão de interagir com os residentes e proporcionar momentos especiais. Em Patrocínio, a visita teve direito até a um pequeno show espontâneo. “Uma das voluntárias, Nayara, começou a cantar e os idosos acompanharam. Foi muito bonito e emocionante”, relembra Amanda. “Quem participa dessas ações percebe que ganha muito mais do que doa. É algo que fortalece, renova nossas energias e nos faz enxergar o impacto positivo que podemos ter na vida do outro.”
Compromisso que transforma
Para o operador de caldeira Luiz Henrique de Carvalho, que está na Pif Paf desde 2005, a experiência teve um significado ainda mais especial. “Desde criança participei da Sociedade São Vicente de Paulo e, por um tempo, me afastei. Além disso, já precisei deixar minha avó em um asilo por dois meses. Então, quando vi o anúncio da ação no quadro de avisos, soube que era minha oportunidade de voltar a ajudar”, conta.
Durante a visita, ele percebeu outra forma de continuar contribuindo. “Conversando com um pedreiro que estava na reforma do local, que também é vicentino e já conheço há anos, decidi que me voluntariaria para ajudar nessa obra. Quero seguir participando.”
A auxiliar de produção Lauranice Maria de Freitas, que há 12 anos faz parte da Pif Paf, também viu no voluntariado uma experiência transformadora. “Sempre gostei de ajudar o próximo, e essa ação foi uma grande oportunidade. Ver a alegria no rosto dos idosos, ouvir suas histórias de vida e poder dar um pouco de atenção foi algo que me fez refletir muito”, diz. “Saí com a certeza de que juntos podemos fazer muito mais. Fazer o bem faz bem, e que essas ações continuem, porque o voluntariado não pode parar.”
Engajamento contínuo
Amanda destaca que o engajamento da equipe tem sido essencial para manter e ampliar as iniciativas voluntárias dentro da empresa. “Nosso objetivo é fazer ações todos os meses. Já estamos planejando as próximas, e qualquer colaborador pode participar. Temos um formulário de cadastro e divulgamos as iniciativas em murais, no Teams e nos canais internos de comunicação.”
Mais do que doações, o projeto tem se mostrado uma oportunidade de conexão e crescimento pessoal. “Se alguém tem uma sugestão de ação ou instituição que possamos apoiar, estou sempre aberta a ouvir. O que importa é seguir contribuindo para um impacto positivo na comunidade”, finaliza Amanda.