Colaboradores da Pif Paf, formandos da EMAMC, exibem com orgulho o certificado de conclusão de curso
Patrocínio, janeiro de 2025 – A Escola Maria Adelaide Mendes Costa (EMAMC), instituição de ensino mantida pela Pif Paf Alimentos por meio da Fundação Mendes Costa, em parceria com Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), formou recentemente mais duas turmas de colaboradores/alunos da empresa na unidade fabril de Patrocínio (MG). Um momento especial, marcado por emoção e histórias de superação.
A escola, que funciona em um espaço próprio dentro da planta industrial, oferece cursos gratuitos, permitindo que colaboradores retomem os estudos e conciliem a jornada de trabalho com a busca por qualificação. E tem se destacado como um exemplo de responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento humano.
Em Patrocínio, a instituição de ensino foi inaugurada em 2022. De lá para cá, formou 145 alunos, sendo 51 nos níveis de alfabetização, ensino fundamental e médio, e 94 no curso de informática. Em 2024, 22 colaboradores concluíram seus estudos na unidade, sendo 10 em educação formal e outros 12 em informática.
Transformação pessoal e profissional
Márcia Cristina Ribeiro estudou na EMAMC e conquistou bolsa de graduação em instituição de ensino superior com apoio da Pif Paf
Márcia Cristina Ribeiro é uma dessas histórias inspiradoras. Após anos distante dos estudos e motivada pelo desejo de alcançar uma melhor posição na empresa, encarou os cadernos e livros com a ajuda da Escola Maria Adelaide Mendes Costa. Ela concluiu o ensino médio pela instituição de ensino, mudou de setor e, hoje, celebra a conquista de uma bolsa de graduação de ensino superior dada pela Pif Paf em parceria com a Unicesumar de Patrocínio.
“Foi muito desafiador, mas eu consegui. O dia que formei no ensino médio foi o mais maravilhoso da minha vida. Com minha formação, mudei de setor na empresa, ganho melhor e faço algo que gosto. Isso só foi possível graças ao incentivo dos meus amigos, coordenadores, professores e da Pif Paf, que proporcionou essa oportunidade”, conta emocionada.
Eliana Silva Punhagui, aluna do curso de informática, também destaca o impacto da EMAMC em sua vida. Mesmo com uma rotina de trabalho intensa, ela concluiu o curso. “Foi muito importante. A formação abriu portas e caminhos para mim, permitindo que eu desenvolvesse mais meu trabalho e me preparasse para oportunidades futuras. Mesmo com desafios, valeu a pena priorizar a educação.”
Com o certificado de conclusão do curso de informática da EMAMC, Eliana Punhagui comemora o desenvolvimento de novas habilidades
Compromisso com o futuro
Segundo Raniela Remídio, Coordenadora de Responsabilidade Social da Pif Paf Alimentos, a iniciativa é transformadora. “A Escola Maria Adelaide Mendes Costa é fundamental na vida dos colaboradores, muitos dos quais tiveram que interromper os estudos para trabalhar. Com a instituição de ensino dentro da unidade, eles podem realizar seus sonhos e alcançar a ascensão profissional. Esse investimento não só melhora a autoestima e a comunicação, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável.”
Para Raniela, a iniciativa vai muito além da educação. “Investir na formação contínua dos colaboradores promove igualdade de oportunidades e demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento humano. Vemos a EMAMC como um motor de mudanças, que fortalece nosso papel social e contribui para o crescimento de cada colaborador.”