Patrocínio, outubro de 2025 – Na unidade de Patrocínio da Pif Paf Alimentos, a melhoria contínua é um compromisso diário que ganha ainda mais força com o trabalho dos facilitadores do Programa 5S. Com o olhar atento e colaborativo, esses profissionais apoiam e acompanham a implantação das ações do programa que visam melhorar o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e eficiência dos processos. Dessa forma, as práticas de seleção, organização, limpeza, segurança e autodisciplina avançam de forma consistente nos setores produtivos e administrativos.
Entre os nomes à frente desse movimento estão Ângela Oliveira e Sarah Deyse Mendes da Silva, que atuam diretamente no apoio às equipes, ajudando a transformar rotinas em oportunidades de evolução.
Ângela ampliou sua forma de enxergar processos e desafios
Para Ângela, que trabalha como Auxiliar Administrativa, a experiência ampliou a sua forma de enxergar os processos e desafios. “Ser facilitadora do 5S me proporcionou uma visão mais apurada para identificar e propor melhorias no ambiente de trabalho, além de me impulsionar a participar de outros programas, como o Ver&Agir, que promove a melhoria contínua dos processos por meio da busca de soluções práticas, sem a necessidade de grandes investimentos ou ações complexas.” afirma.
Ela destaca que os resultados já são perceptíveis no ambiente de trabalho. “Primeiramente, percebemos a organização e um ambiente de trabalho mais agradável. Em seguida, notamos que as ações do programa também contribuem para reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e fortalecer a disciplina e o cuidado de todos os colaboradores com o local de trabalho. Com o tempo, a cultura da qualidade no trabalho se torna hábito”, ressalta.
Envolver diferentes áreas
Sarah, Assistente Administrativa, também reforça a importância de envolver diferentes áreas na busca por melhorias. “Eu converso muito com os supervisores e líderes para identificar situações que podem se tornar melhorias no ambiente de trabalho e nos processos. Às vezes, os próprios colaboradores apontam oportunidades de melhorias, e isso mostra como a cultura do 5S desperta o olhar de todos para soluções de problemas”, explica.
Sarah destaca a importância de envolver diferentes áreas nas melhorias
Os desafios existem, especialmente quando se trata de transformar o 5S em hábito coletivo. Ângela aponta que a sensibilização de quem ainda não conhece bem o programa exige persistência, mas que a prática diária vem gerando avanços. Já Sarah destaca que a rotina intensa e os imprevistos da produção exigem lembretes e acompanhamento constante para manter as equipes engajadas.
Sarah complementa: “Para implantar um programa de 5S, é preciso que todos estejam envolvidos. Muitas pessoas vinculam isso apenas aos gestores, mas a cultura precisa ser de todos. O movimento coletivo torna o processo eficiente e fortalece a melhoria contínua, que é o nosso principal objetivo: ser cada dia melhor que o dia anterior.”
Com o apoio dos facilitadores, a unidade de Patrocínio avança em direção a uma cultura sólida de qualidade, produtividade e bem-estar, fortalecendo um ambiente mais organizado e colaborativo para todos.