5 de Fevereiro de 2026 às 22:50

Com atrações locais e nacionais e diversas novidades, 2º Festival do Queijo Minas é lançado

Evento promove tradição e inovação, com shows, oficinas gastronômicas e atrações para toda a família

Foi lançado na tarde desta quinta-feira 5/2 o 2º Festival do Queijo Minas – Edição: Folia, Café e Queijo, em Patrocínio, com a presença de secretários municipais, vereadores, membros da Emater e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo. O evento reforça o compromisso da cidade com a valorização da cultura local, dos saberes tradicionais e da produção artesanal, consolidando Patrocínio como referência estadual e nacional.

enlightenedNovo no Instagram, mas com a credibilidade de sempre. Siga o Patrocínio Online clicando aqui.

Mais do que uma celebração gastronômica, o festival fortalece os produtores locais, incentiva o turismo cultural e movimenta a economia criativa. Nesta edição, a proposta é integrar folia, café e queijo, permitindo que o público vivencie a diversidade cultural mineira, unindo tradição e inovação.

O evento é uma realização da Prefeitura de Patrocínio, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, da Fundação Casa da Cultura Dr. Odair de Oliveira, Cemig, Zimbro Produções e Eventos e Nossa Produtora, com apoio de Greyce Elias.

O prefeito Gustavo Brasileiro destacou que o festival cresceu em relação à primeira edição e deve atrair ainda mais público. “A organização envolveu diversas secretarias e parceiros, com espaços adequados para lazer e convivência. Queremos que Patrocínio se consolide como referência em festivais, valorizando nossa cultura, gastronomia e artistas locais”, afirmou.

O vice-prefeito Maurício Cunha ressaltou o impacto econômico do evento. “Esperamos que esta edição movimente cerca de R$ 10 milhões, gerando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a economia da cidade e região”, disse.

A secretária de Cultura e Turismo, Ana Valéria Rezende, explicou que a estrutura será maior neste ano, com interdição de parte da Praça da Matriz e da Rua Governador Valadares para acomodar o público e a área gastronômica. Shows acontecerão em frente ao museu, enquanto a Vila Gastronômica ocupará novos espaços, reunindo restaurantes, bares e produtores locais.

A chef executiva Gabi Tropicana que será responsável pela área gastronômica, destacou a ampliação da vila de produtores, que contará com queijos artesanais, doces, quitandas, vinhos do Cerrado e cafés especiais da região.

O evento também terá oficinas educativas com receitas à base de queijo e bebidas com café produzido em Patrocínio, em parceria com Emater, cooperativas de café e a Rota do Café Especial do Cerrado Mineiro.

O diretor de Desenvolvimento Econômico, Pedro Lucas, enfatizou que o festival transforma um período tradicionalmente mais lento na cidade em uma grande oportunidade econômica, valorizando toda a cadeia produtiva ligada à cultura, gastronomia e agronegócio local.

O 2º Festival do Queijo Minas será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, em um espaço maior, incluindo a Rua Governador Valadares, em frente ao Colégio Berlaar e próximo ao Museu.

O evento gratuito contará com atrações nacionais, como o grupo Jeito Moleque, além de apresentações culturais e shows de artistas locais, reafirmando Patrocínio como polo de eventos e promovendo a tradição mineira com segurança e organização.