Em sua 8ª edição, o Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, em Patrocínio, tem o objetivo de valorizar as tradições regionais e fortalecer micro e pequenas empresas do setor de alimentação fora do lar. Trata-se de um eveto organizado pela Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocínio, juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP, e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, com apoio do SEBRAE e Prefeitura de Patrocínio, parceiros, e conta com o apoio da Lei Rouanet, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Federal Paulo Gustavo..
Onfestival com entrada franca, acontce no Espaço Cultural em Patrocínio entre os dias, 25 a 28 de julho, o 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado.
O Festival terá abertura oficial na quinta-feira dia 25, com autoridades no palco do evento, a partir das 19h, no Espaço Cultural, e logo em seguida, se iniciam as apresentações artísticas, com bandas locais e regionais, ficando o encerramento da noite a cargo do cantor Wilson Sideral.
Na sexta-feira dia 26, o Festival será aberto a partir das 19h30, com os shows de bandas locais, regionais e fechando a noite, com a Banda Pato Fú, por intermédio da parceria com o Sesc, “Minas ao Luar”.
No sábado dia 27 de julho, a programação tem início às 14h com uma churrascada (para a churrascada, ingressos comercializados antecipadamente na sede das ACIP/CDL), seguida por atrações teatrais, oficinas, aula show, feira de artesanato, área kids, espaço para apreciação de vinhos, e várias apresentações musicais nos palcos, ficando o encerramento da noite a cargo da Banda LS Jack.
No domingo dia 28, em seu último dia, o Festival se inicia a partir das 11h com a exposição de carros antigos, nas dependências do evento. A tarde do domingo terá ainda Dj no palco do Festival, entre várias apresentações, teatrais, de dança, musicais, e o encerramento do 8º Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado de Patrocínio ficará a cargo do cantor Leoni.
A ACIP e o CDL estarão com um stand montado no Festival deste ano, onde vai oportunizar ao público a degustação de um delicioso café de Patrocínio, a capital Nacional do Café, por meio de uma parceria com o projeto Rota do Café e Sebrae - MG. Nesta oportunidade, o Sebrae e as ACIP/CDL, estarão no stand repassando informações ao público sobre o projeto que visa colocar Patrocínio no roteiro turístico, tendo o café como seu principal pilar turístico.
Uma área lounge, também está sendo ofertada ao público interessado, pela organização do Festival, com visão privilegiada do palco e atendimento exclusivo. Embora o espaço seja amplo, possui uma limitação de pessoas, motivo pelo qual, os ingressos para esta área vip, já estão sendo comercializados antecipadamente, na sede das ACIP/CDL, ou pelo telefone/WhatsApp, 34 38315500.
O festival conta com a participação de empreendedores capacitados pelo Sebrae Minas, por meio do programa Prepara Gastronomia.
Neste ano, o Festival terá a presença de 19 estabelecimentos que ao logo do primeiro semestre receberam capacitações e consultorias especializadas do programa. A iniciativa oferece suporte empresarial para pequenos negócios de alimentação e disponibiliza estratégias e ferramentas gerenciais para ajudar os empreendedores a se prepararem para as novas demandas e adversidades do mercado.
A estratégia abrange um conjunto de ações focadas na gestão integrada, revisão de cardápio, pratos e operação dos estabelecimentos. Também será trabalhada a fotografia dos pratos (food styling) para aprimorar o marketing dos negócios e aplicada a estratégia do cliente oculto, na qual um consultor disfarçado de consumidor analisa o atendimento do negócio e prepara um relatório com pontos fortes e fracos observados na empresa.
Durante o Festival de Cultura e Cozinha Mineira, os donos de restaurantes e bares terão espaço para apresentar e comercializar seus pratos. “As capacitações contribuem para fortalecer os empreendimentos do setor gastronômico, uma vez que exige dos empresários uma gestão mais profissional e estimula a criatividade, o empenho na produção e apresentação dos pratos”, explica o analista do Sebrae Minas Renato Moreira.
Nos últimos anos, o Sebrae Minas, em parceria com a vem realizando uma série de atividades para fomentar a gastronomia local, a sustentabilidade dos empreendimentos e o desenvolvimento econômico do município.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!