21 de Maio de 2018 às 14:07

Começa hoje mudança no pedido da aposentadoria por idade

Benefício deverá ser solicitado por telefone ou pela internet. Alteração também vale para salário-maternidade

A partir desta segunda-feira (21), os pedidos de aposentadoria por idade e o salário maternidade deverão ser feitos apenas por telefone ou pela internet. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai utilizar as informações que já constam em seus sistemas para conceder o benefício de forma automática.

Os segurados poderão requerer esses benefícios por meio do Meu INSS ou pela Central 135. Será fornecido um protocolo de, sem precisar agendar data para ser atendido na agência. O acompanhamento dos pedidos de benefício ocorrerá por meio destes canais eletrônicos e, somente se necessário, o segurado será chamado para ir à agência do INSS.

Com a mudança, a Previdência Social espera reduzir as filas e o tempo de espera para atendimento. A expectativa é que o tempo de análise também seja reduzido, se a documentação estiverem em ordem o benefício será paga mais rapidamente.

A partir do dia 24 de maio, vários serviços que antes eram atendidos somente no atendimento espontâneo nos postos da Previdência Social agora serão realizados com dia e horários marcados, bastando fazer o agendamento pelo Meu INSS ou telefone 135.

Fonte: R7


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!