Fonte: Agência de Minas foto: Via Appia / Divulgação
Os motoristas que utilizam a MG-050, no trecho do município de Itaúna, no Oeste de Minas, agora podem trafegar com mais segurança e conforto. Foram realizadas obras de terceiras faixas e correção de traçado entre os quilômetros 76 e 77, 79 e 80,6, e do quilômetro 92,6 ao 96,5.
Com um investimento de R$ 26 milhões, as melhorias são fruto de uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Concessionária Via Appia Concessões S.A.
Os serviços realizados incluem terraplenagem, pavimentação, drenagem superficial e profunda, obras complementares e revestimento vegetal. O projeto foi desenvolvido para atender aos critérios de rodovias com velocidade diretriz de 80 quilômetros por hora.
“Com essas intervenções, estamos reduzindo o risco de acidentes, otimizando o tráfego e melhorando a infraestrutura para quem passa pela via. Esses investimentos reafirmam nosso compromisso com o desenvolvimento das regiões e a qualidade de vida dos mineiros”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Pedro Bruno.
O presidente da Via Appia, Brendon Ramos, ressaltou a importância das terceiras faixas para proporcionar aos usuários pontos seguros de ultrapassagem. “As terceiras faixas estão ao longo de todo o trecho concessionado, que vai de Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, até São Sebastião do Paraíso, na divisa com o estado de São Paulo, conferindo mais fluidez e segurança à malha viária”, afirma.
Concessão
A Via Nascentes, parte do Grupo Via Appia Concessões, é responsável pela operação e manutenção de 371,4 quilômetros ao longo do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que liga Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a São Sebastião do Paraíso, na divisa com o estado de São Paulo.
Desde o início do contrato, foram investidos cerca de R$ 2,7 bilhões em obras de melhorias e ampliação da capacidade de tráfego.
A área de influência da concessão abrange as regiões Sul e Centro-Oeste de Minas Gerais, contemplando 50 municípios.