Fonte: Patrocínio Online com Canção Nova
A Igreja celebra nesta quarta-feira, 19 de março, o dia de São José. Em Patrocínio, a Paróquia de São José, no bairro Marciano Brandão, celebrará a Santa Missa às 19h. Pela manhã, já ocorreu uma celebração. No entanto, a festa com as tradicionais barraquinhas está programada para o final do mês de abril e início de maio.
A Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, é um momento de homenagem a um homem justo, da descendência de Davi, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo. Este, por sua vez, quis ser chamado de filho de José, vivendo em submissão como um filho ao seu pai. A Igreja venera, com especial honra, aquele a quem o Senhor constituiu chefe de sua família.
*Solenidade*
Em 1870, o Papa Pio IX declarou São José como patrono da Igreja Universal e instituiu uma nova festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira da segunda semana após a Páscoa. A festa de 1870 foi substituída no Calendário Romano Geral do Papa Pio XII, em 1955, pela Festa de “São José Operário”, que é comemorada em 1º de maio. Essa data coincide com o Dia Internacional dos Trabalhadores, que é celebrado desde a década de 1890, refletindo o status de José como santo padroeiro dos trabalhadores.
*Magistério*
Em 1870, no Decreto Quemadmodum Deus, o Papa Pio IX proclamou São José como Patrono da Igreja, da Cidade e do Mundo. Logo após, em 1871, o mesmo Papa, na Carta Apostólica Inclytum Patriarcham, concedeu as prerrogativas litúrgicas dos Patriarcas às festas de São José para Perpétua Memória. Em 1889, o Papa Leão XIII emitiu a encíclica Quamquam Pluries, na qual pedia aos católicos que rezassem a São José, como patrono da Igreja, diante dos desafios que esta enfrenta.