14 de Fevereiro de 2018 às 17:44

Confira os horários das Missas de Cinzas nas seis Paróquias de Patrocínio (MG)

Confira os horários das Missas de Cinzas nas seis Paróquias de Patrocínio (MG)

 

O Dia das Cinzas é uma data essencialmente religiosa. Para os católicos marca o início do período litúrgico da Quaresma, um período dedicado à oração, ao jejum e à reflexão. É, também, uma época de preparação para a Páscoa, a principal festa da Igreja que comemora a ressurreição de Cristo. 

Continue lendo após anúncio
 

Nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, durante o ritual da missa, os padres e ministros passam uma mistura de cinzas (dos ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior - rito em que os cristãos agitam folhas de palmeiras, ou de outras plantas, lembrando a atitude dos seguidores de Cristo quando ele entrou, aclamado, em Jerusalém) e água benta na testa dos fiéis, fazendo o sinal da cruz e proclamando: "Recorda-te que és pó e em pó te hás-de tornar" ou "Convertei-vos e acreditai no evangelho". Esse gesto faz uma referência a um costume relatado no Antigo Testamento da bíblia em que os homens cobriam a cabeça com cinzas e vestiam sacos em sinal de penitência e se apresentavam aos bispos para pedir perdão por seus pecados. 

O hábito dos primeiros séculos da Igreja foi incorporado ao culto e até hoje os cristãos imitam o gesto em sinal de humildade e de conversão. Lembrar que é pó significa aceitar que a vida na Terra é passageira e que os cristãos devem se esforçar para alcançar a vida eterna que vem depois da morte. Para isso, o catolicismo orienta que os seguidores pratiquem obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum), principalmente durante esse período de quarenta dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa.

Paróquia João Paulo II

Missas: 07h00min horas na Capela São Sebastião e ás 19h30min Matriz Nossa Senhora da Piedade.

19h30min Culto e distribuição de cinzas Capela Nossa Senhora da Abadia e São Sebastião.

Paróquia São Damião de Molokai

Igreja N. Sra. de Fátima: 7h, 15h, 19h e 20h30n e Igreja São Judas Tadeu.

Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio

07h00m na Matriz Nossa Senhora do Patrocínio; 19h00m horas Nossa Senhora do Patrocínio

Paroquia São José

07h00m Igreja São José; 09h00m Igreja São Cristóvão; 19h00m na Matriz São José e as 19h00m na Igreja  Santo Antônio.

Paróquia São Geraldo

19h00m na Igreja Comunidade São Geraldo
19h00m na Igreja Comunidade Santo Expedito

Paróquia Santa Terezinha

07h00m - Igreja São Francisco
15h00 - Igreja Matriz Santa Terezinha
19h00 - Nossa Senhora do Rosário 
19h00 - Igreja Matriz de Santa Terezinha


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!