PATROCÍNIO (MG)- Está confirmada a sessão plenária de julgamento agendada para o dia 26/10/2022, às 08h00min, em que Jorge Marra será julgado pelo Tribunal Popular do Júri, acusado de ter matado o ex-presidente da Câmara Cássio Remis. O juiz da Vara Criminal, Dr. Serlon Silva Santos, analisando que o a sessão será de repercussão nacional, adotou alguns procedimentos de controle.
Segundo o documento, assinado pelo diretor do Fórum, Valdir Ferreira das Neves, serão adotados os seguintes controles:
Segurança do Fórum
Internamente ficará à disposição exclusiva do júri um vigilante e dois vigias para cuidarem da entrada/saída do público e manter a organização das pessoas presentes no hall do salão.
Na área externa será feito isolamento com fita zebrada de modo a impossibilitar o acesso às janelas do salão do júri mantendo o afastamento de pessoas por cerca de 6,00 metros.
Segurança do perímetro
Será necessário a formação de uma primeira linha de defesa no perímetro do prédio do Fórum com a finalidade de garantir a segurança do público interno e externo, haja vista a notícia da programação para a mesma data e horário dessa sessão de julgamento de manifestação de populares organizada por familiares e amigos da vítima.
Em razão disso, há a necessidade de solicitar da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes o controle do trânsito de veículos e de pessoas na Rua Professor Cláudio Alcântara.
Segurança interna
Para garantir a segurança interna necessitamos do apoio da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.
Acesso ao salão do Tribunal do Júri
A partir de 7h00 estará liberado o acesso ao salão do Tribunal do Júri, apenas pela portaria principal do Fórum, aos serventuários da justiça, ao Promotor de Justiça, jurados, familiares do réu e da vítima, advogados - defesa e acusação, testemunhas e a imprensa.
- Será mantido no auditório do plenário a reserva de 4 (quatro) lugares para os familiares da vítima e 4 (quatro) lugares para os familiares do réu;
Encerrado o sorteio dos jurados será liberado o acesso do público ao salão do Tribunal do Júri pela portaria II.
- A capacidade do salão do júri estará limitada a 80 pessoas sentadas;
Será montado no hall do salão do júri longarinas para acomodar o público excedente à capacidade do auditório do plenário;
3. Permissões e proibições ao público e a imprensa
Está garantido o acesso e a permanência do público e da imprensa no interior do salão do Tribunal do Júri respeitando a capacidade do ambiente de 80 lugares e observando o seguinte:
I. Vedado o acesso ao salão do tribunal do júri portando aparelhos celulares e smartphones, bem como qualquer equipamento que possa fotografar e filmar a sessão de julgamento;
Das proibições
a. Vedada a entrada e permanência no salão do Tribunal do Júri usando boné:
b. Vedada a entrada no salão do Tribunal do Júri de menores de 18 anos, inclusive, familiares do réu ou da vítima;
Da Imprensa
O credenciamento da imprensa para a cobertura da Sessão do Júri será feito até as 16h00min do dia 24/10/2022, devendo o veículo de comunicação interessado encaminhar oficio dirigido a Administração do Fórum da Comarca de Patrocínio através do e-mail [email protected], promovendo o cadastro individual de seus profissionais;
b. Os veículos de comunicação receberão através do e-mail cadastrado no credenciamento as orientações necessárias, desde já antecipando que está permitida apenas a captura de fotos na sessão plenária de julgamento, vedada filmagem, sob pena de responsabilização civil e criminal em caso do descumprimento.
c. O magistrado presidente da sessão de julgamento não concederá entrevista à imprensa.