Findadas as eleições municipais no último domingo; um seleto grupo de filiados do Partido dos Trabalhadores de Patrocínio, reuniu-se nessa quarta-feira 30 de outubro, com o objetivo de retornar as origens do Partido, fundando o Primeiro Núcleo de base, em observância ao Estatuto do partido, legalmente constituído na região, sendo denominado Núcleo Democracia Plena.
Historicamente, os Núcleos de base antecedem a fundação do Partido dos Trabalhadores e foram a principal inovação organizacional petista em seu período de fundação, sendo um Símbolo da preocupação com a estruturação de uma agremiação democrática e com verdadeira articulação entre as lideranças e seus membros.
Os Núcleos (NBs), foram concebidos como órgãos básicos de organização e participação partidária dos quais todos os filiados deveriam participar. Mesmo antes da fundação do partido, em 1979, o Movimento pró-PT estabeleceu que seus membros seriam aqueles que, além de apoiar a carta de princípios do Movimento, se integrassem a algum Núcleo e participassem regularmente de suas reuniões e atividades.
Na reunião inaugural, que contou com as presenças de lideranças, com adesões de militantes históricos do Partido, dentre eles, da ex Secretaria Municipal de Finanças, Sra. Edmea Cardoso Marcene, do ex Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Edson Furtado, além da Vice Presidente do PT, Diretorío Municipal, Sra. Vera Lúcia Aparecida, neste ato, representando o Presidente do PT, Sr. João Batista Ferreira.
Foram eleitos por aclamação os membros para compor os cargos de Coordenador, Secretária e Tesoureiro, Assessoria de Imprensa, Gestão de Mídias Sociais, Setor Jurídico e Eventos, para dar suporte as ações do Núcleo, visando ampla divulgação das ações e propostas do partido, principalmente no âmbito do município, obedecendo o que define o Estatuto do Partido, em nível nacional.
O principal objetivo do Núcleo sua bandeira é a reconexão com a Classe Trabalhadora e apoio as lutas populares e do povo, defendendo os programas de Habitação, Saúde, acesso a direitos e melhoria dos serviços públicos. Além de criar uma agenda permanente, buscando a identidade consciente da classe trabalhadora.
O Núcleo Cidadania Plena está aberto a participação não apenas de filiados, mas de toda a população em geral, que tenha interesse pela construção de políticas públicas, democráticas e participativas.
Em breve o núcleo tornará público seu calendário de reuniões e formas de participação da população patrocinense, nas suas atividades.
Assessoria de Imprensa Núcleo de Base Democracia Plena