Com a pandemia, o setor de turismo foi o primeiro a sofrer as consequências das restrições. O setor praticamente parou por um ano e meio. Mas agora, com as fronteiras se reabrindo e as pessoas ansiosas paras saírem de casa, o setor deverá ter um grande aquecimento nos próximos meses.
A consultora de turismo, Maria Jozé Mazzo, apesar de ter sofrido todas as consequências das restrições, acreditou, construiu e inaugurou a sua sede própria (leia aqui) em plena pandemia, acredita que a situação já está se revertendo e aconselha: ”agora é hora de pesquisar e comprar com bons preços”.
Com o avanço da vacinação contra a Covid 19 alguns países estão reabrindo as fronteiras novamente para as pessoas que vivem no Brasil e que já estão imunizadas. No momento, há cerca de nove destinos possíveis para viajar.
A lista de fronteiras abertas está ainda mais dinâmica durante a pandemia e os protocolos mudam diariamente. ABAIXO A LISTA ATUAL DOS PAÍSES
Para acompanhar a situação de cada país, o Itamaraty recomenda consultar a página eletrônica da Associação Internacional do Transporte Aéreo (International Air Transport Association, Iata), um mapa mundial atualizado com informações de cada nação.
Antes de viajar, outra orientação é baixar o aplicativo Conecte SUS, e obter a certificação digital de vacinação, disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Zezé alerta também que não basta ter o certificado de vacinação emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, e que o viajante deverá ter oficializado pelo site ou aplicativo da Anvisa. Clique aqui para validar o seu certificado de vacinação.