18 de Setembro de 2017 às 11:56

Continua falta de água na região sul de Patrocínio (MG)

O POL recebeu várias reclamações através do aplicativo WhatsApp

Foi mais fim de semana foi de falta de água nos bairros da região sul de Patrocínio. Além do Morada Nova I, II e III e Dona Diva, moradores do Jardim Sul,e Jardim Esplanada também enviaram muitas mensagens .

O POL tentou e não conseguiu contato no fim de semana, mas no fim da manhã dessa segunda-feira, 18/09, falou pelo telefone com o diretor do Daepa, Vaderlei Marra, que explicou que os constantes rompimentos numa das três adutoras que trazem água do Córrego Feio para a ETA. Sempre que há vazamento e precisa fazer uma solda, há perda de pressão e até que o consumo se estabilize nos bairros próximos, os que vão sofrer com a falta de água são do sul da cidade, do outro lado da estação de tratamento.

Nova Rede

Marra explicou que uma nova rede está sendo construída para reforçar o abastecimento da região sul. Está rede desce do Carajás/Ouro Preto e por gravidade vai aumentar a pressão para os bairros do Sul. A obra está próxima ao um residencial privado próximo ao Ouro Preto. Não foi informada a previsão de conclusão da obra.

Denúncia de água sendo desperdiçada

Uma leitora (Luciana) enviou uma mensagem via aplicativo WhatsApp (9.8719-5701) denunciando que enquanto faltava água no Jardim Sul o reservatório derramava.

Levamos esta denúncia até o diretor do Daepa, Vanderlei Marra, que explicou que os reservatórios estão sendo abastecidos, inclusive com caminhão pipa, para tentar resolver paliativamente o problema de abastecimento e o que pode ter ocorrido (e ele vai verificar)  é que o volume ultrapassou a água saiu pelo *cano ladrão (*LadrãoCano inserido ao nível da cota máxima de um reservatório para que por ele escape o excedente de água).

Nível do Córrego Feio está muito baixo

Com mais de 90 dias sem precipitações pluviométricas significativas no município de Patrocínio, o nível da água do Córrego Feio está bem abaixo do normal, e segundo o DAEPA, existe a possibilidade de que todo o abastecimento de água da cidade possa ser prejudicado caso o nível do curso d’água não volte a subir. Para tentar evitar maiores problemas, o departamento tem realizados medidas paliativas, como a utilização de uma quarta bomba e manutenções extras nas redes da cidade.

Sem previsão de chuva para breve o DAEPA recomenda que a população utilize a água apenas para necessidades básicas como a preparação de alimentos e higiene pessoal.

Para não prejudicar o abastecimento, mesmo os moradores de bairros que ainda não tenham sofrido problemas de fornecimento devem evitar lavar as calçadas, roupas em excesso, imóveis e carros.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!