12 de Agosto de 2019 às 09:18

Cooperado da Expocaccer é destaque por lavoura de café totalmente sustentável

A Expocaccer, vem ao longo da sua história promovendo, apoiando e realizando ações que valorizem atitudes sustentáveis

A compreensão sobre a importância da sustentabilidade em todos os seus níveis, seja econômico, social ou ambiental, não é apenas um diferencial, mas um valor que a Expocaccer vem trabalhando e conquistando diariamente junto aos seus cooperados.

Primeira cooperativa da Região do Cerrado Mineiro a se certificar com o protocolo de Cadeia de Custódia para Armazéns do Sistema Café do Cerrado, a Expocaccer, vem ao longo da sua história promovendo, apoiando e realizando ações que valorizem atitudes sustentáveis, alinhando qualidade e responsabilidade desde a produção até a armazenagem.

No último mês, o cooperado da Expocaccer, José Eduardo Bernardes, foi destaque pela instalação de energia fotovoltaica em sua propriedade rural, ratificando assim o compromisso consciente com as questões sustentáveis que envolvem a produção de café.

O cooperado, por meio dos trabalhos desenvolvidos junto ao Departamento da Sustentabilidade da Expocaccer, com aplicação de ações efetivas para realização das boas práticas agrícolas, possui as certificações de café necessárias que garantem sustentabilidade econômica, social e ambiental de sua propriedade.

Neste sentido, a Expocaccer oferece ao seus cooperados todo o suporte necessário para conduzir o processo de certificação. Com a disponibilização de consultorias, os Departamentos da Sustentabilidade e do Educampo auxiliam o produtor em todos os aspectos necessários para cumprimento do check-list das certificadoras, desde a organização da propriedade na parte estrutural, documental, até à gestão técnica e elaboração de projetos sociais e ambientais na comunidade em que o cooperado está inserido.

Conforme a Associação Brasileira de energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o estado de Minas Gerais lidera o ranking na utilização da energia sustentável em projetos rurais. Segundo a Absolar, em 2017 a potência instalada era de 9 megawatts, em 2018, esse número saltou para 47,2 e até março deste ano, estava em 60,3.

Fonte: ASCOM Expocaccer – Anna Lívia Leal.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!