Os cafeicultores Paula Curiacos e Marcelo Urtado; Claudio e Vitor Nasser, são premiados na 8ª edição do Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela Revista Globo Rural, na última terça-feira, dia 17.
A premiação é considerada a mais importante do setor e celebra as fazendas que se destacam pelas melhores práticas ambientais, sociais e financeiras no Brasil.
A conquista ratifica o vanguardismo da cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro, alinhada aos valores socioambientais que norteiam as ações dos produtores premiados, que são associados da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), a primeira de café do mundo a conquistar o selo regenerativo.
A Fazenda Três Meninas, dos cafeicultores Paula Curiacos e Marcelo Urtado, ficou com o 1º lugar na categoria Pequena Propriedade, destacando-se pelo modelo de empreendedorismo sustentável, baseado em ideias e práticas regenerativas.
A Fazenda Recanto, do cooperado Claudio Nasser, conquistou o 1º lugar, na categoria Média Propriedade, e teve seu reconhecimento pelas práticas inovadoras e pela economia circular, um marco na cafeicultura regional.
Os vencedores, cooperados da Expocacer, compuseram um seleto grupo de 90 fazendas de diversas regiões do país, que concorreram ao prêmio.
“Estamos muito felizes por receber um reconhecimento tão importante em âmbito nacional, que coroa não apenas nosso trabalho, mas também a consistência das nossas práticas, o nosso compromisso com a cafeicultura do Cerrado Mineiro e, consequentemente, com a do Brasil. A premiação confirma o nosso propósito que é impactar positivamente a região, o meio ambiente e a sociedade que a gente vive, com um trabalho que é feito por muita gente, pois não fazemos nada sozinhos. Por isso, dedicamos também a premiação a todos que estiveram direta e indiretamente conosco nessa jornada”, conclui Paula Curiacos.
"Para nós, sustentabilidade é garantir que o que construímos hoje estará disponível para as futuras gerações. Nossa agricultura permite imaginar nossos netos e bisnetos desfrutando das mesmas oportunidades, conectando-nos profundamente com nossa própria humanidade", afirma Claudio Nasser, presidente da Auma Agronegócios e cooperado da Expocacer.
Na Fazenda Recanto, tudo é utilizado de forma sustentável, a exemplo dos mais 10.000 m³ de efluente líquido e 650 toneladas de resíduos sólidos que são convertidos mensalmente em biofertilizantes e biogás. “A Auma Agronegócios confirma seu compromisso com o bem-estar animal, implementando rigorosos padrões de cuidado na suinocultura para garantir que todos os animais sejam tratados de forma ética, com conforto e saúde. "Todos os resíduos da suinocultura são incorporados ao ciclo produtivo da fazenda, transformando-se em biogás e biofertilizantes, que alimentam as operações agrícolas e criam um ciclo de produção sustentável", explica Lucimar Silva, diretora agrícola da empresa.
“A Expocacer está honrada com a premiação dos cooperados, que são ativos na cooperativa, sempre presentes nas atividades e simbolizam o propósito de inspirar, fomentar e nutrir uma cafeicultura de vanguarda atrelada ao impacto”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer. O presidente arremata dizendo: “A Expocacer sempre diz que se orgulha em pertencer ao Cerrado Mineiro, agora, também diz, que se orgulha em ter cooperados tão engajados com a temática da sustentabilidade como os ora premiados”.
ASCOM Expocacer – Por Anna Lívia Leal