Com informações e fotos do Corpo de Bombeiros
UBERLÂNDIA (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na noite de sexta-feira, 04/11, por volta das 19h54min, na avenida Cesário Crosara em Uberlândia para um acidente com agente radiológico.
Os bombeiros foram acionados pela UAI Rooselvelt para ocorrência de resgate de material radioativo.
De imediato os militares deslocaram e mobilizaram o aparato e a empresas parceiras para apoiar nas condutas a serem tomadas.
Com a utilização de um instrumento de medição de índices de radiação e um técnico responsável para operar o equipamento, o Corpo de Bombeiros constatou que o elemento não emitia radiação.
Os bombeiros fizeram a remoção do material que será devidamente descartado.
O produto encontrado é um "remédio", trata-se do IOD-IPEN-131 - 2220 MBq - 2220 MBq (60 mCi) de iodeto de sódio (131 I).
Conhecido como Iodeto de sódio I.
Cada frasco ampola contém o diluente de solução de hidróxido de sódio 0,01 M.
Tem o volume de 3,63ml.
O radioisótopo do iodo-131 decai por emissão de partículas β- e radiação gama, com meia-vida de 8,02 dias.
Ele é utilizado para diagnóstico de doenças da tireóide e tratamento de doenças benignas/malignas da tireóide.
O produto deve ser armazenado no frasco original lacrado, em posição vertical e conservado em um recipiente blindado (embalagem protetora de chumbo) à temperatura ambiente (15 a 30 °C). Manipulação, armazenamento e descarte de materiais radioativos devem ser realizados em conformidade com as normas da CNEN. As precauções apropriadas de assepsia e de radioproteção devem ser respeitadas.