11 de Julho de 2019 às 18:36

Cotação do arábica na ICE encerrou a quinta-feira em alta

Boletim Diário da Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Continue lendo após anúncio
 

Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta, cotado à 106,95 cents/lb (+105 pontos) no vencimento setembro/19, em oscilações técnicas.

No II Fórum Mundial dos produtores de café, realizado em Campinas, Carlos Brando, especialista em Marketing, alertou que o consumo de café está crescendo em ritmo mais acelerado do que no passado, mas esse crescimento ainda não é suficiente para garantir boas condições de renda aos produtores. Ainda que não seja uma medida de resultados imediatos, aumentar o consumo é uma das soluções para enfrentar a crise de preços que afeta o setor. Ainda no Fórum, foi comentado que danos à safra do próximo ano são bastante prováveis, embora ainda estejam avaliando o quão intensas e extensas foram as geadas, segundo a Reuters.

De acordo com levantamentos iniciais publicados por empresas do ramo, o impacto estimado na produção da safra 2020/2021 fica na faixa de 1,5 à 3%. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 105.85 e posteriormente em 104.75. Já resistências vistas em 107.70 e 108.45.

Já de acordo com a Somar Meteorologia, a semana começou gelada e com geadas em áreas produtoras de café no Sul e Sudeste do país. Agora, cada vez mais o ar polar perde força e o risco de geadas nas áreas de café praticamente não existe mais. A tendência para os próximos dias é de tempo seco e cada vez mais quente, especialmente durante as tardes. Em meados da próxima semana, a passagem de uma frente fria deverá provocar um pouco de chuva e baixar a temperatura, mas não de forma tão acentuada como ocorreu nos últimos dias. Tanto é que não há mais risco de geadas para o café.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,7520 (-0,18%), após aprovação do texto principal da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados, tendo como pano de fundo as elevadas expectativas de corte de juros pelo Federal Reserve (BC dos EUA).

Na noite de quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou com placar folgado – 379 votos a 131 – o texto principal da reforma da Previdência em primeiro turno, garantindo uma conquista ao governo.

A proposta ainda pode ser alterada por emendas a serem votadas separadamente nesta quinta-feira e o teor fiscal da matéria pode ser diminuído, o que concentra atenção de participantes do mercado.

Do lado externo, participantes do mercado repercutiram fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, em depoimento semestral ao Senado.

Powell indicou novamente que um corte de juros pelo banco central dos Estados Unidos é provável em sua próxima reunião neste mês, conforme as empresas desaceleram o investimento devido às disputas comerciais e ao enfraquecimento global do crescimento.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!