Com informações e foto do Corpo de Bombeiros
PATOS DE MINAS (MG) – No domingo, 17/12, os militares do Corpo de Bombeiros foram chamados à tarde para socorrer uma vítima de afogamento em uma piscina dentro da área urbana.
Após o chamado, a equipe se deslocou rapidamente até o local, onde encontraram uma criança do sexo feminino, de 04 anos, consciente e orientada, amparada pelo pai.
De acordo com os responsáveis, a criança havia estado na piscina durante a tarde e já tinha saído, com o acesso ao local da piscina fechado. Em determinado momento, a menina voltou à piscina para pegar uma boneca, e sua movimentação não foi percebida na área.
Em seguida, um familiar viu a vítima desacordada, sendo retirada e o pai realizando manobras de reanimação, que surtiram efeito, fazendo a vítima expelir água e recuperar a consciência.
Os bombeiros monitoraram os sinais vitais da vítima e, considerando a gravidade, em cooperação com o SAMU, solicitaram apoio do suporte avançado de atendimento, com um médico na equipe, presente no local. Eles estabilizaram a vítima e a encaminharam a um hospital para avaliação e exames.
O Corpo de Bombeiros orienta que locais com piscinas, represas, balneários ou recipientes com água, como baldes e bacias, devem ter monitoramento constante das crianças ou acessos restritos na ausência de adultos.
Com o início das férias escolares nesta semana, os pais precisam redobrar a atenção não apenas em relação à água, mas também a produtos de limpeza, utensílios domésticos, medicamentos, eletrônicos e objetos cortantes, entre outros.
Existem medidas para tornar a residência mais segura, como travas, protetores e o armazenamento de materiais fora do alcance das crianças, ações que reduzem os riscos de acidentes.
Em casos de urgência ou emergência, ligue 193.