12 de Dezembro de 2017 às 13:36

Cruzeiro será cabeça de chave na Copa Libertadores de 2018; veja projeções

Raposa já tem noção de quem poderá enfrentar na fase de grupos do torneio

Dos 47 clubes que vão participar da Copa Libertadores de 2018, 44 já estão definidos. Conforme a projeção do ranking elaborado pela Confederação Sul-Americana de Futebol, o Cruzeiro será cabeça de chave do torneio, mesmo perdendo pontos em relação à temporada passada: 3.827 para 3.253. As outras equipes no pote 1 são River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Peñarol-URU, Santos e Corinthians. Ou seja, nenhum desses times enfrentará a Raposa na primeira fase. O sorteio da Libertadores acontecerá em 20 de dezembro (quarta-feira), em Luque, no Paraguai.

Até aqui são 26 equipes garantidas na fase de grupos. Caso a Conmebol mantenha o regulamento da edição de 2017 da Libertadores, o Grêmio será o principal cabeça de chave e ficará no Grupo 1. O Cruzeiro, nesse cenário, poderia, de cara, enfrentar velhos conhecidos, como Estudiantes (pote 2) e Colo Colo (pote 3). 

É preciso ressaltar, porém, que as duas vagas abertas na fase de grupos vão alterar os potes. Na Colômbia, o Santa Fe, que começou o ano na 22ª posição do ranking da Conmebol, enfrentará o Millonarios pela final do Torneio Clausura. Se conquistar o título, deverá ser um dos oito times do “segundo escalão”. Já o Millonarios se encontra na 62ª posição e, numa eventual vitória, provavelmente faria parte do pote número 3. O Deportivo Lara, da Venezuela, desceria ao pote 4.

O campeão da Copa Sul-Americana também interferirá nos potes. O sorteio de 2017 definiu que a Chapecoense, detentora do título em 2016, ocuparia o pote 2. Se isso for repetido em 2018, Flamengo ou Independiente da Argentina, finalistas da Sula, seguirá o mesmo caminho. E o possível título do rubro-negro puxaria o Vasco para a fase de grupos (provavelmente no pote 3) e o Atlético (nono colocado do Brasileiro) para a segunda fase da Libertadores (anterior aos grupos).

Pontuação do Cruzeiro

O Cruzeiro perdeu pontos no ranking da Copa Libertadores porque não participou da competição em 2017. A Conmebol considera, com pesos distintos, os resultados obtidos nos últimos 10 anos (2008-2017) e o coeficiente histórico desde a primeira edição do torneio (1960-2007), além de creditar bônus às agremiações que conquistam troféus nacionais em seus respectivos países.A Raposa, portanto, contabilizará no próximo ano 2.328 pontos pelas participações em Libertadores, 860 pelo histórico e 65 de bônus referentes aos títulos do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014). Vale ressaltar que a Copa do Brasil não entra neste cálculo.

Os critérios por performance nos últimos 10 anos são: campeão: 1000 pontos; vice-campeão: 500 pontos; semifinais: 300 pontos; quartas de final: 200 pontos; oitavas de final: 100 pontos; jogo ganho a partir da fase de grupos: 80 pontos; jogo empatado: 40 pontos; participação na fase de grupos: 100 pontos e eliminação na primeira rodada: 25 pontos. Há um decréscimo de 10% na pontuação por temporada. Já a soma do coeficiente histórico não sofre alterações: campeão: 100 pontos; vice-campeão: 50 pontos; semifinalista: 30 pontos; vitória (a partir da fase de grupos): 8 pontos; empate (a partir da fase de grupos): 4 pontos.

DISTRIBUIÇÃO DOS POTES DE MOMENTO:

Pote 1 (cabeças de chave): River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Grêmio, Atlético Nacional-COL, Peñarol-URU, Santos, Corinthians e Cruzeiro

Pote 2: Emelec-EQU, Estudiantes-ARG, Cerro Porteño-PAR, Palmeiras, Bolívar-BOL, Libertad-PAR, Universidad de Chile e The Strongest-BOL

Pote 3: Colo Colo-CHI, Racing-ARG, Flamengo, Defensor-URU, Alianza Lima-PER, Real Garcilaso-PER, Atlético Tucumán-ARG e Deportivo Lara-VEN

Pote 4: Delfin-EQU, Monagas-VEN, dois times indefinidos (provavelmente Atlético Tucumán-ARG e Deportivo Lara-VEN, cotados para deixar o Pote 3) e quatro oriundos das fases preliminares

Vagas em aberto (que interferem na distribuição dos potes)

Colômbia 2: Millonarios ou Santa Fe 

Campeão da Copa Sul-Americana: Independiente ou Flamengo (nesse caso, o Vasco ganharia uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores e o Atlético, nono colocado do Campeonato Brasileiro, entraria na segunda fase da competição continental).

Efeitos das mudanças: diante desses cenários, Atlético Tucumán, da Argentina, e Deportivo Lara, da Venezuela, devem ser "rebaixados" ao pote 4.

Sorteio direcionado: a tendência é que a Conmebol mantenha os critérios de 2017, com as equipes de um mesmo país sendo distribuídas em chaves diferentes. Assim, o Cruzeiro não poderá ser da mesma chave de clubes como Palmeiras e Flamengo. É importante ressaltar que Vasco e Chapecoense, ambos nas etapas iniciais da Libertadores, podem ser sorteados em qualquer grupo. O mesmo vale para o Atlético, caso o Flamengo ganhe a Sul-Americana (nessa condição, o Vasco passaria diretamente para a fase de grupos e também não seria rival da Raposa).

OS CLUBES CLASSIFICADOS

Conmebol – 2 vagas

Campeão da Copa Libertadores – Grêmio (fase de grupos) *

Campeão da Copa Sul-Americana – Flamengo ou Independiente-ARG (fase de grupos) **

Brasil – 7 vagas

Corinthians – campeão do Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Cruzeiro – campeão da Copa do Brasil (fase de grupos) *

Palmeiras – vice-campeão do Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Santos – terceiro colocado no Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Flamengo – sexto colocado no Campeonato Brasileiro (fase de grupos)

Vasco – sétimo colocado no Campeonato Brasileiro (segunda fase)

Chapecoense – oitava colocada no Campeonato Brasileiro (segunda fase)

* O Grêmio, campeão da Copa Libertadores, terminou o Brasileiro em quarto lugar. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, ficou em quinto. Por isso, Vasco e Chapecoense "herdaram" as vagas via Série A

** Se o Flamengo conquistar a Copa Sul-Americana, o Atlético, nono colocado no Campeonato Brasileiro, disputará a segunda fase da Copa Libertadores de 2018. O Vasco, por sua vez, entrará diretamente na fase de grupos. Sexto colocado do Campeonato Argentino 2016/2017, o Independiente só vai à Copa Libertadores se ganhar a Sul-Americana.

Argentina – 6 vagas

Boca Juniors – campeão do Campeonato Argentino 2016/2017 (fase de grupos)

River Plate – vice-campeão do Campeonato Argentino 2016/2017 (fase de grupos)

Estudiantes – terceiro colocado no Campeonato Argentino 2016/2017 (fase de grupos)

Racing – quarto colocado no Campeonato Argentino 2016/2017 (fase de grupos)

Atlético Tucumán – finalista da Copa Argentina 2016/2017 (fase de grupos) *

Banfield – quinto colocado do Campeonato Argentino 2016/2017 (segunda fase)

* O Atlético Tucumán se classificou para a Copa Libertadores por ter enfrentado na final da Copa Argentina o River Plate, que já havia garantido presença no torneio sul-americano em função da segunda posição no Campeonato Argentino. 

Bolívia – 4 vagas

The Strongest – campeão do Torneio Apertura 2016 (fase de grupos)

Bolívar – campeão do Torneio Apertura 2017 (fase de grupos)

Jorge Wilstermann ou San José – terceiro colocado no Torneio Clausura 2017 (segunda fase)

Oriente Petrolero – terceira melhor pontuação agregada (segunda fase)

Chile – 4 vagas

Universidad de Chile – campeão do Torneio Clausura 2017 (fase de grupos)

Colo Colo – campeão do Torneio Transición (fase de grupos)

Santiago Wanderers – campeão da Copa Chile 2017 (segunda fase)

Unión Española ou Universidad de Concepción – duelo de vice-campeões (segunda fase)

Colômbia – 4 vagas

Atlético Nacional – campeão do Torneio Apertura 2017 (fase de grupos)

Millonarios ou Santa Fe – campeão do Torneio Clausura 2017 (fase de grupos) *

Millonarios ou Santa Fe – melhor pontuação geral (segunda fase) *

Junior Barranquilla – campeão da Copa da Colômbia (segunda fase)

* Millonarios e Santa Fe decidem nos dias 13 e 17 de dezembro quem será campeão do Torneio Apertura. O ganhador vai direto para a fase de grupos. O perdedor disputará a segunda fase.

Equador – 4 vagas

Delfín – campeão do Torneio Apertura 2017 (fase de grupos)* 

Emelec – campeão do Torneio Clausura 2017 (fase de grupos)*

Independiente del Valle – terceira melhor pontuação geral (segunda fase)

Macará – quarta melhor pontuação geral (primeira fase)

* Delfín e Emelec decidem nos dias 13 e 18 de dezembro quem será o campeão equatoriano

Paraguai – 4 vagas

Libertad – campeão do Torneio Apertura 2017 (fase de grupos)

Cerro Porteño – campeão do Torneio Clausura 2017 (fase de grupos)

Guaraní – melhor pontuação geral em 2017 (segunda fase)

Olimpia – quarta melhor pontuação geral em 2017 (primeira fase)

Peru – 4 vagas

Alianza Lima – campeão do Campeonato Peruano 2017 (fase de grupos)

Real Garcilaso – vice-campeão do Campeonato Peruano 2017 (fase de grupos)

Melgar – terceiro colocado no Campeonato Peruano 2017 (segunda fase)

Universitario – quarto colocado no Campeonato Peruano 2017 (primeira fase)

Uruguai – 4 vagas

Penãrol – campeão uruguaio 2017 (fase de grupos)

Defensor – vice-campeão uruguaio 2017 (fase de grupos)

Nacional – terceira melhor pontuação geral (segunda fase)

Montevideo Wanderers – quarta melhor pontuação geral (primeira fase)

Venezuela – 4 vagas

Monagas – campeão Torneio Apertura 2017 (fase de grupos)

Deportivo Lara – campeão Torneio Clausura 2017 (fase de grupos)

Carabobo – melhor pontuação geral 2017 (segunda fase)

Deportivo Táchira – segunda melhor pontuação geral 2017 (primeira fase)

Fonte: Estado de Minas


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!