O DAEPA emitiu uma nota de esclarecimento na tarde de terça-feira, 12/9, sobre informações falsas de falta de água.
Confira a nota
Viemos por meio desta trazer informações concretas, mediante uma publicação recente nas redes sociais, alegando, equivocadamente, que o DAEPA tem emitido, recorrentemente, avisos sobre a falta de água em nossa cidade. Na verdade, a emissão de avisos e comunicados trata-se de um procedimento padrão adotado pelo DAEPA, com o intuito de prevenir a população sobre possíveis interrupções no abastecimento de água, tendo em vista vários motivos, dentre eles, manutenções de redes da própria autarquia, obras, além da queda ou interrupção de energia elétrica pela CEMIG. Não se trata de avisos de falta de água, mas de um alerta para que a população possa fazer um consumo consciente de água, já que, no caso de falta de energia, que foi o que acarretou os dois últimos avisos, não há bombeamento de água, não sendo possível, portanto, abastecer os reservatórios dos setores afetados. Desta forma, imediatamente, quando retomado o fornecimento de energia, a operação do abastecimento é retomado, portanto, quase nunca há a efetivação da falta de água.
No sábado, dia 09/09/2023, a população foi avisada que poderia faltar água, assim que foi percebida a falta de energia na Estação Elevatória de Água do Córrego Feio, tendo em vista o tempo que o sistema de bombeamento ficou sem energia, impossibilitando, assim, o abastecimento dos reservatórios dos vários setores da cidade. No entanto, não houve queixas de falta de água em nenhum local da cidade. Tal interrupção não foi comunicada ao DAEPA pela CEMIG.
Já na segunda-feira, dia 11/09/2023, novamente sem comunicar ao DAEPA, a CEMIG realizou manobras na rede elétrica do Bairro Jardim Sul. Somente naquele setor há 6 reservatórios com capacidade de mais de 1 milhão de litros de reservação. Desta forma, cotidianamente, não há registros de falta de água no local. No entanto, mediante a interrupção do bombeamento de água para os reservatórios da parte alta do setor, graças à falta de energia, os mesmos não foram abastecidos durante a falta de energia. Mesmo assim, foram registradas apenas duas queixas de falta de água no bairro.
O DAEPA tem a consciência de todos os transtornos que a interrupção do fornecimento de água ocasiona a toda população, por isso mesmo, tendo em vista as intercorrências de falta de energia, além de contar com mais de 13 milhões de litros de capacidade de reservação em toda a cidade, o DAEPA está trabalhando para melhorias pontuais e indispensáveis para que tais transtornos ocorram ainda com menor frequência para a toda a população de Patrocínio.
Reforçamos que estamos sempre abertos ao diálogo, sugestões e críticas para que possamos, todos juntos, trabalhar para levar serviços de saneamento com a maior qualidade a toda população!
Protocolos das reclamações feitos pelo DAEPA para a CEMIG de falta de energia:
Sábado dia 09/09/2023: Protocolos n° 2775578617 e 2775579884 e Nota de priorização n° 1188642181.
Segunda-feira dia 11/09/2023: Protocolos n° 2776101362 e 2776266022 e Nota de priorização n° 1188670304.
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