10 de Janeiro de 2015 às 17:43

Dias Muito Quentes: como fica nossa saúde?

Dicas Refrescantes!

O verão é a estação do ano mais esperada em todo mundo. No Brasil, terra do carnaval e das praias maravilhosas não poderia ser diferente. Entretanto, também é uma estação que exige cuidados com a saúde.

 

Não é raro pessoas com queixas como cansaço excessivo, tontura, mal estar, dores pelo corpo, insônia ou sono não reparador e até mesmo relatando síncopes (desmaios). Esses sintomas podem ser agravados se os dias quentes vierem acompanhados de baixa umidade do ar.

 

Pelas temperaturas muito altas podem ocorrer alterações na pressão arterial, desidratação principalmente em crianças e idosos, crises de enxaqueca, diminuição da freqüência urinária, câimbras freqüentes, inchaços, diminuição do desempenho físico, menor disposição para o trabalho, dificuldade de concentração e outros problemas de saúde. Assim, é necessário cautela e cuidados especiais com a saúde.

As dores de cabeça são decorrentes das altas temperaturas a que está submetido o organismo. Nesse caso um banho com água mais fresquinha pode auxiliar a refrescar e aliviar as dores. Além disso, precisam-se praticar os vestuários leves de tecidos de algodão ou malha de forma tal que o corpo possa transpirar e resfriar-se. Evitar cores escuras também ajuda bastante.

As tonturas e o mal estar são reflexo da desidratação. Durante o verão o corpo aumenta a transpiração, perda de água pelo suor e se isso não for reposto leva a desidratação. Dessa forma uma dica valiosa é aumentar a ingestão de água.

 

Não se deve esperar ter sede para ingerir líquidos, pois a sede é um sinal tardio de desidratação. Uma dica para saber o grau de hidratação do organismo é a cor da urina. Essa deve estar clara e não amarela, escura.

 

Os refrigerantes e sucos não devem ser considerados, pois além de muito açúcar, na maioria das vezes, tem um pH ácido e o organismo desidrata ainda mais para eliminar esses líquidos do organismo através da urina.

Pode-se lançar mão dos chás gelados com pouco açúcar e adoçantes e até mesmo da água com sabor. Água que é colocada em jarras com frutas e tiram o sabor suave das mesmas. Mas sempre devemos preferir a própria água, melhor líquido para hidratar o organismo.

 

A alimentação deve ser à base de verduras e frutas, pois esses componentes da alimentação tem muita água e ajudam na hidratação. Além disso, as frutas e verduras possuem muito potássio que devem ser repostos em situações de suor excessivo.

 

Devem-se evitar as carnes gordurosas e alimentos preparados com molhos brancos e gordurosos por serem de digestão mais lenta e difícil.

 

É melhor optar pelo fracionamento das refeições. Menores porções também vão auxiliar a digestão e evitar o mal estar gástrico.

 

Outro fator importante é tentar não ficar exposto ao sol por muito tempo. A exposição ao sol pode causar hipertermia (aumento da temperatura corporal acima do tolerado) Se a profissão exige essa exposição pode-se conversar para a mudança de horário a fim de priorizar momentos em que o sol está menos intenso. Sempre com uso de protetores solares e chapéus.

Atividade física é um fator importante para manutenção da saúde. Em dias quentes deve ser evitada em horários de pico de calor, das 10h às 16horas. Uma hora antes de praticar atividade física é recomendado ingerir 500ml de água e manter essa hidratação durante a execução dos exercícios. Recomenda-se de 150ml a 350ml a cada 20 minutos de atividade.

 

As noites de sono também são acometidas pelo calor excessivo e a conseqüência disso é o cansaço e a insônia; o sono não reparador. Banhos frios, ventiladores, tecidos leves para lençol e ambiente arejado são adequados. Quando o quarto possui ar condicionado, não são ideais temperaturas extremas, pois se corre o risco de um choque térmico ao sair do quarto, propiciando infecções respiratórias e outros danos.

 

Com relação a higiene, é necessário priorizar banhos freqüentes e aplicação de anti transpirantes logo após a higienização com água e sabão. Manter as axilas e virilhas depiladas também auxilia o combate a proliferação das bactérias.  Para os pés podem-se utilizar os talcos ou sprays anti transpirantes.

 

O ambiente agradece se for respeitado. Queimadas aumentam ainda mais a temperatura do ambiente e prejudicam a qualidade do ar respirado. Assim, faz parte do cuidado com a saúde evitar queimadas e lixos ambientais.

 

O verão continua lindo, com céu mais radiante a as noites estreladas. Para aproveitar essa estação mágica é preciso cuidados. A água não deve apenas enfeitar os mares e cachoeiras, mas também correr pelas veias diluindo o sangue, hidratando todas as células e ajudando o rim a nos purificar. 

 

PS: As fotos são meras ilustrações retiradas da internet.