24 de Março de 2020 às 16:38

Diocese pública novas orientações sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

Leia na íntegra

 

Continue lendo após anúncio
 

O Bispo Diocesano Frei Dom Claudio Nori Sturn publicou novas orientações sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

O funcionamento dos escritórios paroquiais continua suspenso, as missas e celebrações da Semana Santa, mas o religioso conclama as famílias unidades a rezarem e celebrarem.

Leia na íntegra

NOTA DA DIOCESE DE PATOS DE MINAS

Novas orientações sobre a prevenção ao Coronavírus (Covid-19)

Em tempo de provações e incertezas para todos nós, somos chamados a intensificar a oração e manter a fidelidade a Deus, confiantes ao que nos diz o Apóstolo Paulo: “O Senhor, porém é fiel: Ele vos confirmará e vos guardará do Maligno” (2Ts 3,3).

Ante os novos desdobramentos da gravidade de difusão da pandemia do Coronavírus (COVID-19), e dos graves riscos que podemos correr se não adotarmos as medidas exigidas pelas autoridades sanitárias e governamentais, após a decretação do estado de emergência pelo Congresso Nacional, em todos o país, venho confirmar todas as recomendações emanadas das duas notas anteriores, que continuam em vigor, e peço vivamente a observação das seguintes recomendações suplementares:

I - Atendimento do expediente paroquial e abertura das Igrejas:

Os escritórios Paroquiais fiquem momentaneamente fechados. Providenciese uma forma de manter o serviço e informação aos fiéis a partir de casa. O mesmo ordenamento vale para os departamentos da Mitra Diocesana. Estude-se um modo de organizar a parte administrativa para fechamento dos boletins no final do mês e o envio da prestação de contas à Mitra Diocesana.

Como o povo deve permanecer em casa incentive-se que as famílias organizem um ambiente de oração para fazer a leitura orante da Palavra e a recitação do Santo Rosário. Nesse caso as Igrejas permaneçam temporariamente fechadas e as pessoas acompanhem a Santa Missa pelo Rádio, meios de comunicação social e Internet. Cada Pároco tome as devidas providências para que as famílias permaneçam em atitude de oração e cultivem a fé com o auxílio de subsídios de oração. O Pe. Frederico fará chegar a todos os Padres um material para a celebração da Palavra de Deus com a família. Em sinal de comunhão e unidade permaneçamos em sintonia com a Igreja através dos boletins de informação do Site e Facebook da nossa Diocese. Conclamo a todos a manter viva a esperança e confiança em Deus, pois Ele é Fiel.

II - Orientações Litúrgico Pastorais acerca da Semana Santa 2020

Considerando o caso de impedimento para celebrar a liturgia de maneira comunitária, apoiados no Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020), ficam assim ordenadas as Celebrações da Semana Santa válidas somente para este ano de 2020:

De maneira geral, segue-se as Missas de forma privada, sem aglomeração de pessoas, apenas o Padre e a equipe de liturgia, na Igreja Matriz.

Usam-se os textos normais do Missal Romano e leituras próprias do Lecionário.

Quanto aos cantos, adote-se o Hinário Litúrgico e cantos próprios para a celebração, de forma simples e não delongada.

Aqueles que tiverem a oportunidade transmitam a celebração via rádio, TV ou redes sociais.

É aconselhado que se divulgue os horários para que os fiéis possam rezar em seus lares.

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor:

Sendo a celebração de maneira privada, utiliza-se a terceira forma, conforme

Missal Romano pág. 229, fazendo menção da entrada do Senhor em Jerusalém e a missa como de costume.

Uma forma de se fazer memória desse momento, seria os presentes estarem com ramos nas mãos.

Segunda, terça e quarta feira Santas

Como costume em nossa região as expressões de piedade popular, sobretudo as procissões, segue a suspensão das mesmas, podendo serem transferidas para outros dias convenientes, por exemplo 14 e 15 de setembro (Dia da Exaltação da Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, respectivamente).

Missa do Crisma

Fica adiada a Missa do Crisma para uma data a ser estabelecida posteriormente, conforme as condições para reunir todo o Clero realizar renovação das promessas da Ordenação. [(Avaliando o caso concreto nos diversos países,  o Bispo tem a faculdade de a adiar para data posterior” (Cf. Decreto da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Prot. n. 153⁄20, de 19 de março de 2020).]

Tríduo Pascal Quinta-Feira Santa – Ceia do Senhor

Que todos os padres celebrem nesse dia, em lugar adequado, sem o povo.

O lava pés, facultativo na celebração, deve ser omitido.

No fim da missa, o Santíssimo Sacramento seja guardado no Sacrário, omitindo a procissão, podendo haver breve momento de adoração.

Como de costume se desvela o altar e cobrem-se as imagens.

Incentive os fiéis a fazerem memória em suas casas, sobretudo pelo dom da partilha do pão e a caridade.

Sexta-Feira Santa – Paixão do Senhor

Segue-se o rito conforme o Missal Romano, pág. 254, não se omitindo nenhuma parte.

Na Oração Universal propõe-se uma intenção especial, pelo tempo que vivemos (cf. Missal Romano, pág. 255, num. 12). Abaixo segue a mesma:

XI - PELO MUNDO QUE SOFRE NESTA PANDEMIA

OREMOS, por todos os que sofrem direta e indiretamente as consequências desta pandemia mundial: que Deus nosso Pai nos dê força neste momento de luta e nos ajuda com sua graça a superarmos toda essa crise.

Deus Eterno e todo poderoso imploramos o vosso auxílio na luta contra essa pandemia que espalha medo, pânico e devasta a humanidade, trazendo prejuízos em todas as dimensões. Concede saúde do corpo e da alma aos infectados, proteção e paz aos sãos e concede o vosso constante auxílio para os que trabalham no campo da saúde. Por Cristo Senhor Nosso.

A Apresentação e Adoração da Cruz seja feita de forma simples.

Incentive-se os fiéis a viverem esse dia em seus lares através da oração da Via Sacra, e ainda pela leitura do Evangelho (Jo 18, 1-19, 42) e contemplação do

Crucifixo.

Sábado Santo – Vigília Pascal

Para o Início da Vigília, omite-se o acender do fogo, prepare-se o Círio, conforme Missal pág. 272 e se acende o mesmo, e vai-se em procissão até o presbitério.

Segue o Precônio Pascal (Exsultet) da forma breve (Missal, pág. 277).

A Liturgia da Palavra, seja proclamada duas ou três leituras do Antigo Testamento (sendo uma delas a de Ex 14), com seus Salmos e Orações respectivos, seguido do canto do Glória e a Oração do Dia, e ainda a Epístola e o Evangelho.

Para a Liturgia Batismal, apenas se renovam as promessas batismais.

Segue-se a Liturgia Eucarística.

Aos fiéis incentive-se a reunião familiar, com a leitura da Palavra de Deus, também o já conhecido “Círio da Família” seja uma forma de incentivo nesse dia.

Domingo de Páscoa

A missa é como de costume, lembrando da Sequência a ser cantada nesse dia.

Incentive aos fiéis a Páscoa em família, pela Leitura da Palavra de Deus, preces e partilha da mesa.

Observações:

As observações acima estão embasadas no Decreto citado anteriormente e adaptadas à nossa realidade Diocesana.

A Diocese aguarda a preparação de um material próprio a ser divulgado, como uma forma de unidade, de modo a incentivar a Liturgia doméstica, com roteiros de celebrações para a família, sobretudo para o Tríduo Pascal, valorizando a Palavra de Deus e o sacerdócio comum dos fiéis, que poderão conter, além de breves ritos iniciais, conclusivos, cânticos e símbolos.

Aqueles que já conhecem e tem costume incentive-se a oração da Liturgia das Horas. As expressões de piedade popular sejam feitas em tempo oportuno.

Lembram-se sempre de todos os cuidados para as celebrações nesse tempo, de higiene cuidado para a não transmissão do vírus.

Demais questões que surgirem serão resolvidas junto ao Bispo Diocesano Invocamos sobre os Sacerdotes, religiosos/as, Seminaristas, todos os fiéis e as famílias a bênção de Deus todo poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém!

Saúde e Paz!

Patos de Minas, 23 de março de 2020


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!