Vista parcial da cidade com vista ao fudo do Campus do Unicerp - Proibida reprodução sem autorização
No dia 12/05/14 foram veiculadas na mídia local notícias sobre a possível implantação do curso de medicina na cidade de Patrocínio, o que seria viabilizado por intermédio da instalação de uma nova instituição de ensino superior. Nessas notícias o UNICERP foi mencionado e, por isso, entendemos ser necessários alguns esclarecimentos sobre a posição da instituição frente a esse assunto, tão importante para a comunidade patrocinense.
Compreendemos e reconhecemos a preocupação do poder público municipal em gerar crescimento no setor educacional da cidade, notadamente no ensino superior, incentivando a implantação de novos cursos. É louvável essa atitude, pois novas oportunidades de ingresso ao ensino superior são sempre bem-vindas.
Estranhou-nos, porém, a informação veiculada afirmando que “o UNICERP não se interessou em dar continuidade ao processo para a abertura do curso de medicina” e que não teria atendido a alguns requisitos. Cremos haver um equívoco nessa informação. O UNICERP atuou diretamente nesse processo auxiliando os técnicos da prefeitura a fazer o cadastramento do município junto ao Ministério da Educação para pleitear o curso de medicina.
Para isso, o UNICERP empreendeu todos os esforços junto à Prefeitura Municipal de Patrocínio para que ela pudesse viabilizar o atendimento às exigências apontadas nas três etapas mencionadas no edital. Ao município caberia a efetivação dos pré-requisitos exigidos pelo referido edital, quais sejam: análise da Relevância e Necessidade Social da oferta do curso; análise da estrutura dos equipamentos públicos e programas de saúde existentes no município; análise de projeto de melhoria da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde do município, dentre outros. Importa ressaltar que somente após o cumprimento de todos esses requisitos e a aprovação em todas as etapas pelos municípios é que as instituições de ensino superior interessadas poderiam apresentar os seus projetos para serem avaliados e/ou selecionados.
Infelizmente, para a Segunda Etapa do Edital, o município não conseguiu atender a exigência do número mínimo de leitos vinculados ao SUS, inviabilizando, dessa forma, a continuidade do processo e a conseqüente impossibilidade para o UNICERP apresentar seu projeto de implantação do curso.
O UNICERP tem interesse em continuar com o processo para implantação desse curso, tanto que o projeto do curso já está em formatação. Para sua concretização, estamos aguardando tão somente o credenciamento do município junto ao Ministério da Educação, credenciamento esse que depende exclusivamente da ação do poder público municipal.
Queremos crer que o poder público municipal conseguirá esse credenciamento e, conseguindo-o, possa auxiliar também o UNICERP no projeto de implantação do curso de medicina em nossa cidade; afinal o UNICERP é uma tradicional instituição patrocinense, que há mais de 40 anos vem contribuindo com o fortalecimento da educação superior em Patrocínio e região.
Além disso, o UNICERP jamais se furtou a qualquer iniciativa que tenha como propósito promover a melhoria na qualidade de vida e bem estar social. Quando tomamos conhecimento da publicação, pelo Ministério da Educação, do “Primeiro Edital de Chamamento Público” para a pré-seleção dos municípios para novos cursos de medicina, imediatamente procuramos o poder público municipal para demonstrar o nosso interesse em mais uma vez poder atender a expectativa da comunidade.
Assim sendo, O UNICERP reitera o seu interesse em participar do próximo Edital, esperando que haja empenho do município em aumentar o número de leitos do SUS em nossa rede de saúde. Acreditamos que teremos o total apoio do poder público municipal, bem como do legislativo de nosso município, para a implantação desse curso pelo UNICERP, que é uma instituição Comunitária, de Patrocínio e há mais de quatro décadas vem formando profissionais nas mais variadas áreas de ensino e contribuindo com o desenvolvimento de nossa cidade.