Fonte: Ministério da Saúde Foto: Doadores PTC
Como política permanente, o Ministério da Saúde estimula a doação de sangue voluntária, solidária e altruísta. O hábito da doação regular por parte da população é o que garante a manutenção dos estoques no Brasil. De modo geral, as doações realizadas têm sido capazes de atender às demandas do país. Contudo, não há um substituto para o sangue e sua pronta disponibilidade é essencial e muitas vezes define o sucesso dos tratamentos.
O consumo de hemocomponentes é diário e ininterrupto e atende a diversas situações: os sangramentos agudos por diferentes causas em urgências e emergências, a realização de cirurgias de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas que, frequentemente, necessitam de transfusão sanguínea.
Trabalho contínuo
A pasta acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais e não há registro de falta de sangue nos estados. Caso necessário, o Plano Nacional de Contingência do Sangue é acionado, possibilitando o remanejamento de bolsas de sangue de outras unidades da federação para aquelas com maior dificuldade.
Nos últimos anos, mesmo na realização de eventos de grande porte e em momentos de catástrofes e pandemia, não foi identificado desabastecimento importante de sangue que a Hemorrede Nacional, com o apoio do Ministério da Saúde, não tenha sido capaz de resolver e evitar riscos à saúde pública.
Em Patrocínio, Minas Gerais, os interessados em fazer a doação de sangue podem fazê-lo no Posto Avançado de Coleta Externa (Pace Hemominas "José Novaes"), situado no segundo piso do Pronto Socorro Municipal.
Os dias de doação são às quartas-feiras. O número para agendamento é o da Policlínica: (34) 3099-3098. Falar com Gabriela Lopes.
Como informado no início, o Hemocentro de Patrocínio tem um número exato de bolsas de sangue que podem ser coletadas. Portanto, as doações voluntárias ainda não estão sendo realizadas no momento.
Requisitos básicos para doar sangue