11 de Junho de 2021 às 09:29

Dobro de pessoas das 200 vacinas disponibilizadas compareceram e fato gera confusão; Secretário anunciou vacinação de professores da rede estadual

Quanto a vacinação de professores, detalhes serão divulgados nas próximas horas

Luiz Eduardo, Secretário de Saúde

Continue lendo após anúncio
 

Quase o dobro de pessoas compareceu na manhã de hoje na Policlínica para vacinação contra Covid de idosos acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiências permanentes de 59 a 18 anos que ainda não havia sido imunizadas. As pessoas foram comunicadas que havia apenas 200 doses e que não daria para vacinar todos.

O fato gerou revolta e muitas reclamações.

O Secretário Luiz Eduardo esteve no local e explicou em entrevista (assista aqui)  que havia este estoque de 200 doses e que “vacina boa é a que é aplicada”, por isso decidiu fazer essa repescagem de pessoas desse grupo prioritário que ainda não havia sido vacinado, baseado em dados do IBGE e da Secretaria de Estado que prevê existem 2.800 pessoas com comorbidades e que mais de 3 mil já haviam sido vacinadas. O Secretário contestou os números oficiais e disse acreditar que a previsão populacional do IBGE esteja defasada.

Vacinação de professores

O Secretário anunciou em entrevista que os professores estaduais serão vacinados nesta sexta-feira. Ele deverá informar detalhes e horários nas próximas horas.

Vacinação por idade

De acordo com as notas de falecimento divulgadas, as pessoas quem tem falecido em decorrência as complicações ultimamente são abaixo de 60 anos. Essa semana, a maioria que faleceu entre entre 45 a 59 anos.

Daí a importância também de agilizar vacinação decrescente por idade, principalmente desse grupo. No início da semana, foram vacinadas pessoas com 58 e 59 anos.

Nós aguardamos o posicionamente do Secretário a reportagem do POL, sobre os assuntos em questão.