Todo mundo sabe que a vacinação é fundamental para a proteção contra as doenças infecciosas. Mais quais são realmente necessárias para os cães?
São consideradas essenciais as vacinas que protegerão os animais contra doenças potencialmente fatais, ou seja, que podem resultar na morte do animal e que ocorrem no nosso país. Conheça as principais doenças que podem acometer seu cão.
CINOMOSE: é uma doença viral altamente contagiosa, que pode ser fatal. A incidência é maior em cães jovens (3 a 6 meses de idade). A transmissão ocorre pelo contato direto com secreções do nariz ou da boca dos animais infectados.
PARVOVIROSE: gastroenterite hemorrágica de origem viral, responsável pela maioria dos óbitos em filhotes e cães não vacinados. A transmissão ocorre pelo contato direto com as fezes de animais infectados.
HEPATITE INFECCIOSA: doença de origem viral causada pelo Adenovírus Tipo 1, mais freqüente em cães jovens (3 a 6 meses de idade). A transmissão ocorre através do contato direto (via nariz e boca), via transplacentária ou pelo ambiente contaminado.
PARAINFLUENZA: doença viral que acomete o trato respiratório, altamente transmissível pela via aérea. Nas infecções brandas, o cão apresenta tosse seca e repetida, mais sem outros sinais associados.
LEPTOSPIROSE: doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira sp. Os sorotipos mais comuns são Leptospira canicola e Leptospira interrogans. Sua importância deve-se apenas a gravidade dos sintomas, que podem ser fatais, mais pór se tratar de uma zoonose, ou seja, doença que pode se transmitida ao homem pelo animais. A incidência aumenta em épocas de chuvas, já que a transmissão ocorre pela injestão ou penetração do Leptospira em pele lesada (através de alimentos contaminados pela urina de roedores).
RAIVA: considerada uma das mais temidas zoonoses, a raiva é uma doença viral que pode acometer diversos animais carnívoros. Sua transmissão se dá através da saliva, geralmente pela mordedura profunda por animais infectados. Não há cura, por isso a importância da vacinação.
GRIPE CANINA (TOSSE CANIS): doença altamente contagiosa e facilmete transmissível, que acometem os cães em qualquer época do ano e aparece com maior freqüência no inverno.
LEISHMANIOSE VIRAL CANINA (LVC): é uma doença crônica grave, causada por um protozoário e que acomete também o homem. A transmissão ocorre através da picada do flebótomo, também conhecido como mosquito palha.
GIARDÍASE CANINA: doença causada pelo protozoário Giardíase duodenalis, que acometem cães e homens. A transmissão ocorre pela ingestão de cistos do parasita presente em fezes e água contaminada.
Lavar bem os alimentos, consumir apenas água filtrada ou fervida e manter limpo o local onde os cães ficam, são maneiras de se prevenir à doença.
As vacinas ajudam seu cão a se defender de alguns vírus e bactérias que provocam doenças. Elas ensinam o sistema de defesa do animal a reconhecer e combater um possível contato com os agentes infecciosos.
As vacinas existentes no mercado, principalmente as importadas, são altamente seguras e eficazes, garantindo uma proteção eficaz e duradoura contra as principais doenças que acometem os cães.
A imunidade na maioria das doenças diminui gradativamente com o tempo, portanto, fique atento e lembre-se de fazer as revacinações anuais.
É importante também informar que a CLÍNICA VETERINÁRIA FAUNA dispõe de exames específicos contra as principais doenças acima citadas, inclusive doença do carrapato (Erliquiose), com resultados rápidos e preciso.
Vacinar é proteger! E proteção é liberdade! Deixe seu cão livre para fazer o que ele mais gosta: brincar e passear!
Colaboração:
CLÍNICA VETERINÁRIA FAUNA
Rua Teodoro Gonaçlves nº 124
(34) 3831-1923 e 9984- 1171 e
Cuidando bem da saúde e bem estar do do seu melhor amigo!
Médica veterinária: Raquel Fontes P. da Cunha Rodrigues