24 de Julho de 2024 às 10:08

Dois alunos da Escola Estadual Nely Amaral são pré selecionados para o Passaporte Mineiro do Conhecimento para intercâmbio estudantil

A dupla de alunos foi escolhida entre 1.061 candidatos para participar de uma experiência educacional global em 2025.

Com informações da Agência de Minas

Dois Alunos da Escola Estadual Nély Amaral de Patrocínio foram pré selecionados para o Passaporte Mineiro do Conhecimento. Anúncio foi feito na sexta-feira, 19/07, pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e pela Fundação Helena Antipoff (FHA).

Raissa Paulino da Silva, aluna do 1º ano do EMTI da Escola Estadual Nély Amaral, e Davi Miguel da Costa Gonçalves, também aluno do 1º ano do EMTI da mesma escola, foram os selecionados.

Raissa Paulino da Silva agradeceu à instituição Helena Antipoff, ao Passaporte Mineiro e à Escola Estadual Nely Amaral por essa oportunidade maravilhosa, declarando estar muito feliz e que se empenhará ao máximo para ser uma finalista do intercâmbio.

Já Davi Miguel da Costa Gonçalves se mostrou muito feliz e empolgado por ter sido selecionado para algo tão grandioso. Ele afirmou que só de pensar na chance de viajar para outro país já é algo emocionante e que deseja muita sorte a quem também foi selecionado.

A iniciativa do Governo de Minas oferecerá 90 bolsas de intercâmbio estudantil, com todas as despesas custeadas pelo Estado, contemplando países como Itália, França, Suíça, Alemanha, Finlândia, Bélgica, Japão, Canadá, Estados Unidos e Argentina, entre outros.

Entre os 1.061 estudantes inscritos, de 112 escolas do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) participantes do projeto, 222 alunos foram pré-selecionados e poderão acessar o resultado desta etapa por este link

Os candidatos também devem verificar suas caixas de e-mail cadastradas durante a inscrição, que serve como meio oficial de comunicação do projeto, e consultar os murais das instituições participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail [email protected].

“A gestão escolar realizará uma análise criteriosa das inscrições recebidas, considerando a coerência das respostas, o histórico escolar e a frequência do estudante, conforme as diretrizes do regulamento do projeto. Essa avaliação definirá os participantes da próxima etapa do Projeto - Trilha Formativa”, relata a coordenadora-geral de Educação Integral e Profissional da SEE/MG, Andréa Botelho.

A Trilha Formativa incluirá palestras e oficinas baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), para promover o desenvolvimento de competências globais e a preparação para a experiência internacional proporcionada pelo programa.

Além das atividades presenciais, os estudantes passarão por entrevistas individuais ao término de cada fase do processo seletivo.

Critérios de participação e seleção

Entre os requisitos exigidos pelo projeto, o estudante deve estar regularmente matriculado em uma das  escolas participantes, cursando o 1º ano das escolas-fomento do EMTI, além de demonstrar bom desempenho acadêmico e atender a critérios, como frequência escolar superior a 75% no ano anterior e média global de notas acima de 70%.

Etapa final

Após a seleção, os estudantes viajarão para o país de destino para cursar o 2º ano do ensino médio, retornando à sua escola estadual de origem no Brasil para completar o 3º ano e finalizar seus estudos regulares.

Os selecionados neste ano iniciarão seu intercâmbio em 2025, dividido entre o primeiro e segundo semestres. Além das disciplinas regulares, os participantes também terão aulas de conversação básica em inglês e espanhol nas escolas de destino que os receberão no próximo ano. 

Investimentos

O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão bem-sucedida do projeto Cidadão Global, que teve início na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, integrante do complexo da FHA, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto, coordenado pela SEE/MG, em parceria com a FHA, terá um investimento total de R$ 6,3 milhões.