Com informações e foto da Agência Regional de Comunicação Organizacional da 9ªRPM
UBERLÃNDIA (MG) - Na quinta-feira, dia 01/02/2024, às 18:48, durante patrulhamento nas mediações dos bairros Segismundo Pereira e Novo Mundo, a equipe GER da PMMG foi acionada por um cidadão que informou sobre uma movimentação atípica em um imóvel localizado na Rua Santa Fé, bairro Novo Mundo, na cidade de Uberlândia. O cidadão relatou ter observado dois homens, um de pele clara e outro de pele escura, entregando uma bolsa "pesada" a um indivíduo em uma motocicleta. Logo após a transferência da bolsa, os dois homens entraram rapidamente no imóvel, e o motociclista deixou o local pela via pública em direção à Avenida Segismundo Pereira.
Por fim, o informante, que reside nas proximidades, complementou que esse tipo de situação é frequente e pediu para não ser identificado na ocorrência devido ao receio por sua família. Diante disso, a equipe realizou levantamentos e optou por abordar o imóvel.
Ao chegarem à Rua Santa Fé, bateram no portão e foram recepcionados pelo suspeito, de 22 anos, que, mesmo demonstrando nervosismo, afirmou que o imóvel pertencia à sua irmã e autorizou a entrada da equipe.
No interior do imóvel, estavam a proprietária e seu namorado. Após informarem sobre a denúncia, a proprietária permitiu a verificação completa do imóvel, mencionando apenas que o quarto nos fundos estava fechado por ter sido alugado para uma amiga.
Durante a verificação, a equipe não encontrou ilícitos no interior do imóvel, restando apenas o quarto dos fundos para inspeção. No entanto, no corredor lateral, havia um saco preto de lixo (tipo 100 litros) contendo embalagens com cheiro e fragmentos de maconha, próximo à janela do quarto ainda não verificado. Uma coberta do tipo cobertor, presa por fita larga, ocultava quase toda a visão interna do mencionado cômodo.
Ao se aproximar para verificar visualmente, foi perceptível o odor característico de maconha exalado pela pequena abertura da janela. Foi então verificado visualmente, na parte mais alta da janela, onde era possível, toda a droga apreendida nesta ocorrência.
Dentro do imóvel, a equipe conseguiu acessar o quarto mencionado, onde localizou toda a droga apreendida, além de balanças diversas, facas sujas de maconha, plástico filme, fita larga, entre outros materiais para fracionamento e embalo de drogas.
Após a descoberta do material, os suspeitos de 22 anos e 21 anos afirmaram que a proprietária não tinha envolvimento com a droga e que estavam apenas guardando para outro indivíduo, cuja qualificação optaram por não divulgar. A partir desse momento, informaram que permaneceriam em silêncio.
Diante da dinâmica dos fatos, especialmente pelas informações do denunciante e pelos próprios suspeitos, foram presos pelo crime de tráfico ilícito de drogas. Após serem encaminhados para atendimento médico, foram direcionados à delegacia de plantão juntamente com o material apreendido.