29 de Março de 2023 às 09:35

Doulas participam de reunião da Câmara e pedem apoio de vereadores em projeto de lei

O Projeto de lei quer tornar obrigatório as maternidades e hospitais a permitirem a presença dessas profissionais durante o parto e pós-parto.

 

Fotos: Alex Guimarâes/Ascom Câmara

Na manhã de terça-feira, 28/3, a psicóloga Maísa Cecília fez uso do Grande Expediente na Câmara Municipal para falar sobre a importância das doulas no acompanhamento das gestantes.

Doulas são profissionais treinadas para abordar, especificamente, as necessidades físicas, emocionais e informativas das mulheres em cuidados obstétricos. O principal papel das doulas é o auxílio para as mães do início da gravidez e durante a transição da maternidade para o puerpério.

O Projeto de lei quer obrigar maternidades e hospitais a permitirem a presença dessas profissionais durante o pré-parto, parto e pós-parto.

Também estiveram presentes diversas profissionais dessa área.

Segundo Maísa, as doulas garantem apoio e informações embasadas cientificamente que são importantes para as mulheres. “A doula fornece ferramentas para o alívio da dor, para que essa mulher se prepare para a chegada desse novo indivíduo de uma forma saudável, segura e tranquila. "Muitas das vezes os relatos das gestantes são traumáticos e por muitas vezes desagradáveis. E nós doulas e através das comprovações científicas queremos mudar essas experiências e percepções.”, explica.

O projeto segue agora para segunda discussão, votação e redação final no Legislativo.

Patrocínio conta atualmente com pelo menos 9 doulas formadas em curso de capacitação no ano de 2022 e preparadas para atuar com as gestantes.