18 de Setembro de 2022 às 11:28

DYNAMUS Energia Sustentável apresentou no Seminário do Café nova tecnologia, a Smart Flower

Veja a entrevista com o engenheiro José Carlos Prado

A DYNAMUS Energia Sustentável é uma empresa que se estabeleceu no despertar do novo tempo, determinada a gerar transformação na maneira como pensamos em energia atualmente. Dirigida pelo engenheiro José Carlos Prado. A empresa estave presnete no 30º Seminário do Café do Cerrado, apresentando seus produtos e uma grande inovação:  a Smart Flowerr,  uma tecnologia nova de energia fotovoltaica que acompanhando o movimento do sol, imitando o girassol, ganha em eficiência. VEJA A ENTREVISTA ACIMA

Energia Solar

A energia solar é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de energia que provém da radiação eletromagnética (luz e calor) emanada diariamente pelo sol. Essa energia pode ser utilizada por diferentes tecnologias, como aquecedores solares, painéis fotovoltaicos e usinas heliotérmicas (ou termossolares).

No caso dos painéis instalados pela Dynamus, a energia solar é convertida em eletricidade através do efeito fotovoltaico. Este efeito ocorre quando partículas de luz solar colidem com átomos no painel solar, provocando o movimento dos elétrons e produzindo a corrente elétrica que chamamos de energia solar fotovoltaica.

Para uso em casas e empresas, a corrente contínua gerada deve ser convertida em corrente alternada, que é eletricidade de baixa tensão. O inversor solar é o aparelho responsável por esta conversão. Ele converte a corrente eléctrica e torna-o pronto para utilização no local.

Nova tecnologia apresentada: Flor Solar

A chamada Flor Solar ( Smart Flower) é uma tecnologia nova de energia fotovoltaica. O sistema tem o formato de uma flor e se baseou no movimento do girassol que acompanha o movimento do astro.

Os girassóis seguem a luz solar através de um fenômeno chamado heliotropismo, por dois motivos principais: o primeiro, e que é mais conhecido, é de que sempre olhando para o sol, eles receberão mais luz, e assim crescerão melhor. Como também, o segundo é que ao manter a flor quente, mais insetos serão atraídos a eles em comparação a outras flores, favorecendo assim sua polinização. Mas, apesar de girassóis adultos não seguirem mais o Sol, eles “estacionam” olhando para o leste (que é de onde o Sol nasce), algo que ainda favorece o seu aquecimento.

Resumidamente a tecnologia fotovoltaica em flor vai gerar mais energia quando estiver perpendicular ao Sol, e é por isso que os sistemas solares mostram na famosa “curva de geração” pouquinha potência no começo e final do dia, e bastante potência (e geração) por volta de meio dia. Sendo assim, isto é porque os telhados “olham” mais para cima do que para a linha do horizonte. Os rastreadores solares buscam estender o topo dessa curva, ao pegar mais incidência de luz no nascer e pôr do Sol .

A DYNAMUS  funciona na Av. Padre Matias, 1425 - bairro Marciano Brandão em Patrocínio/MG Telefone: (34) 3199-0087 WhatsApp: (34) 98833-4687