10 de Outubro de 2024 às 17:14

Educação transforma vidas de colaboradores da Pif Paf em Patrocínio

Com o apoio de colega de trabalho, colaborador ingressou na alfabetização, conquistou diploma e avança nos estudos e em sua carreira na unidade da empresa

Ronildo Rodrigues foi alfabetizado, concluiu o Ensino Fundamental e sonha em se formar no Ensino Médio

Patrocínio, outubro de 2024 – A história de Ronildo Rodrigues, colaborador da unidade de Pif Paf em Patrocínio, em Minas Gerais, é um exemplo inspirador de como a educação pode transformar vidas e abrir portas. Operador de produção e, hoje, artífice na área de manutenção, Ronildo não sabia ler nem escrever quando começou sua jornada na empresa. Mesmo com a responsabilidade de um trabalho árduo e com conquistas importantes, como a compra de sua casa, ele enfrentava desafios por conta da falta de alfabetização, como dificuldades para lidar com documentações.

Foi durante um almoço com sua prima, Mariane, e a colega de trabalho, Aurivânia Vital, que o destino de Ronildo começou a mudar. Aurivânia, que trabalha na área administrativa, se surpreendeu ao ouvir que Ronildo, apesar de todas as suas conquistas, ainda não sabia ler ou escrever e nunca havia encontrado um professor com a paciência necessária para ensiná-lo.

Aurivânia Vital, colaboradora  da Pif Paf em Patrocínio | MGMovida pela vontade de ajudar, Aurivânia se ofereceu para ensinar Ronildo nos horários de almoço, mesmo sem ter experiência anterior em alfabetização. "Eu nem acreditei que ele realmente fosse aparecer para a primeira aula", contou Aurivânia. Mas Ronildo apareceu, determinado a aprender. 

Em meio aos desafios e à vergonha inicial, ele persistiu. Sempre que o nervosismo tomava conta, Aurivânia fazia questão de interromper o aprendizado com um café, um sorriso ou palavras de encorajamento.

Apoio fundamental

Com o tempo, Ronildo não apenas começou a aprender a ler, como também se sentiu confiante o suficiente para ler em voz alta para seus supervisores, superando seus medos.

Esse apoio foi fundamental até que a Pif Paf inaugurasse a Escola Maria Adelaide Mendes Costa na unidade de Patrocínio, onde Ronildo pôde formalizar seu aprendizado. "Ela foi a peça-chave que me fez não desistir", lembra ele com carinho. Aurivânia, por sua vez, destaca o quanto aprendeu com o colega. "Ele me ensinou muito mais do que eu pude ensinar a ele. A educação realmente transforma, e o Ronildo me mostrou isso todos os dias", afirmou.

Hoje, além de ter conquistado seu diploma do ensino fundamental, Ronildo está matriculado em cursos de educação para adultos e sonha em completar o Ensino Médio. Dentro da Pif Paf, ele também trilha um caminho de crescimento: após anos na produção, foi transferido para a área de manutenção, onde trabalha como artífice e tem planos de se especializar ainda mais.

Essa história de superação e determinação não é só de Ronildo. É também de Aurivânia, que enxergou nele um potencial enorme, e da própria Pif Paf, que através da criação de espaços como a Escola Maria Adelaide Mendes Costa, reforça seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Ronildo é um exemplo de que, com apoio, persistência e oportunidades, é possível transformar desafios em realizações.