9 de Setembro de 2025 às 14:27

"Ela é a Mãe de Deus": Fé e devoção marcam encerramento da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade que leva o mesmo nome

Celebração reuniu centenas de fiéis em missa, procissão e coroação da padroeira da cidade

Foi encerrada na última segunda-feira, 8/9, a tradicional Festa em Louvor a Nossa Senhora do Patrocínio, pertencente à paróquia que leva o mesmo nome da santa, que também é padroeira da cidade.

No dia do encerramento, a Igreja comemorava o dia da Natividade de Nossa Senhora e também o dia de Nossa Senhora do Patrocínio.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

A celebração foi presidida pelo padre Geraldo Magela e contou com a colaboração de ministros, acólitos, coroinhas e leitores.

A Igreja celebrava, neste dia, a Natividade de Nossa Senhora, dentro da 23ª Semana do Tempo Comum, tendo como leituras a Profecia de Miquéias 5,1-4a e o Evangelho de São Mateus 1,1-16.18-23.

Em sua homilia, o sacerdote disse: amados irmãos, a Virgem Santa, quando nasce, ela tem seu nascimento extraordinário marcado pela sua missão, marcada por aquilo que ela deveria assumir como projeto de salvação que Jesus nos entrega. Ela é a Mãe de Deus e, nascendo para ser a Mãe de Deus, ela tem todas as coisas preparadas, a graça necessária para que ela pudesse cumprir sua missão, cumprir sua tarefa dentro do plano da salvação. É isso que nos lembra o Evangelho de São Mateus, que fala da anunciação do Verbo, que fala da encarnação do Verbo, onde Jesus é acolhido no seio da Virgem por obra do Espírito Santo e se fez estar para morar entre nós, para habitar entre nós, para nos redimir com sua graça.

Em outro ponto, destacou São José, pai adotivo da Sagrada Família, que aceitou assumir o Menino Jesus para dar o amparo necessário, para cuidar dele, para cuidar da Virgem Maria, porque ele foi avisado em sonho que aquele Menino que Maria esperava havia sido concebido pela graça do Espírito Santo. Porque, antes, porém, ninguém acreditava, porque Maria ficou grávida sem estar com um homem, e, quando essas coisas aconteciam, era muito triste e muito difícil. Certamente seria apedrejada em via pública. Em sonho, José foi avisado que ele não fizesse isso e que não abandonasse a Virgem Maria.

Seguindo o rito, com a Consagração do Corpo e Sangue de Cristo.

Os fiéis receberam a Eucaristia.

Ao final da Santa Missa, teve a procissão e, após, as nomeações dos festeiros.

A procissão reuniu centenas de fiéis nas ruas do centro da cidade, com a banda Abel Ferreira e com a ajuda da Sestran organizando o trânsito.

Após a procissão, teve a Coroação da Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio.

Em seguida, o pároco Geraldo agradeceu aos festeiros de 2025 e anunciou os novos responsáveis pelas festividades do próximo ano.