Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher 08/03, a Polícia Civil realizou ações de conscientização sobre o crime de violência contra as mulheres em diversas cidades da região do Alto Paranaíba.
Em Patrocínio, foi realizada uma palestra na Câmara Municipal, onde houve apresentação de mulheres, representadas por alunas da Escola Estadual Nely Amaral, bem como homenagens a mulheres patrocinenses de destaque no meio esportivo e social.
A PCMG discorreu sobre temas relacionados à violência contra a mulher para alunos da Escola Estadual, professores, diretores, além de vereadores, enfatizando sempre sobre as formas de violência contra a mulher, os direitos da mulher e orientar como agir em casos de violência.
Foram ainda divulgados canais de denúncias, possibilidade de concessão de medidas protetivas, bem como apresentados vídeos que demonstram de forma prática as consequências da violência contra a mulher.
O palestrante Alisson Felipe Procópio Sentevilles, Delegado Regional de Patrocínio, enfatizou a necessidade de quebrar o ciclo da violência doméstica, com a necessidade da busca de auxílio através da Polícia Civil.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Patrocínio - DEAM também participou de uma palestra sobre o tema Prevenção à Violência Contra à Mulher, a qual foi realizada no auditório do 46º Batalhão de Polícia Militar.
A ação teve como público alunos e professores do ensino médio da Escola Estadual Joaquim Dias, objetivando tanto a prevenção à violência doméstica como a valorização e respeito aos direitos da mulher.
Após os trabalhos, os presentes conheceram o sistema de videomonitoramento Olho Vivo e viatura policial militar equipada para o serviço de radiopatrulhamento.
Na ocasião o Delegado de Polícia Dr. Renato Mendonça Cardoso, que responde pela Delegacia de Mulheres, ressaltou a importância do combate à violência de gênero contra a mulher, bem como a necessidade conscientização sobre os direitos e medidas de combate a esse tipo de crime.
Em Monte Carmelo, a PCMG participou de blitz educativa, juntamente com a Polícia Militar e Prefeitura, distribuindo panfletos sobre a violência doméstica e presenteando as mulheres com bombons.
A iniciativa visa dar publicidade às ações polícias e orientar a população acerca da importância do tema.