Em entrevista na tarde dessa sexta-feira, 12/03, o Secretário Municipal de Saúde Luiz Eduardo Salomão e o Superintendente da Santa Casa Augusto Moura deram uma boa notícia em relação ao atendimento aos pacientes com Covid 19 neste momento de pico de pandemia em
Patrocínio (MG), ampliando para 18, leitos UTI, exclusivos a pacientes do Covid.
Nos últimos dias faltaram leitos, principalmente de UTI, sendo que muitos pacientes ficaram aguardando nos leitos de ambulatório, urgência e emergência do PSM e os pacientes menos graves, principalmente idosos do asilo, internados no Centro Viva a Vida.
Outros pacientes através do SUS Fácil foram transferidos para outros hospitais da região ou mais distantes no estado.
A boa notícia é que a diretoria da Santa Casa e Secretária de Saúde se reuniram e anunciaram a ampliação dos leitos exclusivos de UTI de 13 para 18. Estava previsto para ser implantado este serviço dia 15, segunda-feira, mas foi antecipado para sábado, 13 de março, as 07h30m.
O superintendente da Santa Casa destacou e agradeceu o apoio de entidades e segmentos organizados da sociedade, profissionais da saúde e os quase 650 funcionários e do Conselho da Santa Casa, na pessoa do provedor José Carlos Dias, que mesmo sem um suporte ou retorno financeiro imediato, determinou a implantação desses leitos. Agradeceu ainda aos médicos na pessoa do Dr. Christian coordenador da UTI Covid e Dr. Ivan Carneiro, diretor Clinico.
Augusto agradeceu também as entidades e pessoas físicas que doaram quase 40 capacetes Elmo que proporcionam um auxílio a respiração de modo menos invasivo.
Ainda foi feito um agradecimento a Dra. Julia da Regional da Saúde que está ajudando no credenciamento desses leitos.
Os leitos são habilitados primeiro junto ao estado e depois junto ao Ministério da Saúde, explicou Luiz Eduardo Salomão, Secretário de Saúde Luiz Eduardo Salomão, que disse outros 10 leitos através do município no PSM. Disse ainda que após o credenciamento esses leitos deixam de ser exclusivos da cidade e passam a regulação do SUS Fácil.
Salomão reafirmou a importância da Santa Casa único prestador SUS no município, agradecendo além dos profissionais da Santa Casa aos profissionais da saúde municipal, de um modo especial do Pronto Socorro que fizeram o trabalho de retaguarda. Ainda ao Prefeito Deiro Marra, salientando que em momento alguns pacientes ficaram sem atendimento.
A partir de agora a Santa Casa passa então a ter
18 leitos exclusivos para UTI, mais 10
Leitos UTI para outras patologias (geral) e mais 21 leitos de clínica médica.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!