
Uma série de consultorias técnicas e oficinas práticas para elevar a qualidade dos serviços prestados foram promovidas pelo Sebrae Minas junto aospequenos negócios que atuam no setor de alimentação fora do lar, de Monte Carmelo, no Alto Paranaíba. Por meio do programa Prepara Gastronomia, a entidade capacitou 12 empreendedores e colaboradores de restaurantes, cafeterias, hamburguerias e pizzarias.
Entre os meses de agosto a dezembro, foram realizadas 12 horas de consultoria, com três etapas de atendimento da gestão integrada, analisando as finanças, a parte operacional e os estoques dos negócios. Os participantes também receberam consultorias individualizadas do chef Luciano Avellar sobre cardápio, métodos de preparo e organização da cozinha. Os estabelecimentos ainda foram avaliados pelo ‘cliente oculto’, uma metodologia que analisa o atendimento prestado pelas empresas.
“As capacitações promovem o aprimoramento dos negócios do setor gastronômico, contribuindo para uma gestão mais profissional, o crescimento do negócio e o fortalecimento da economia do município”, explica o analista do Sebrae Minas Renato Moreira. A iniciativa também contou com a parceria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e apoio do Sicoob Montecredi e Sicoob Aracoop.
Na avaliação da empresária Kênia Cristina Rosa Bordin, proprietária de uma cafeteria na cidade, o programa ajudou a melhorar os processos, tornando o trabalho mais eficiente. No mercado há 29 anos, ela conta que o Prepara Gastronomia levou mais organização para a empresa. “As capacitações ajudaram a aumentar a nossa receita. Tanto eu como os funcionários entendemos melhor o dia a dia do negócio, principalmente, no que se refere às fichas técnicas e receituários”, afirma.
Prepara Gastronomia
O programa Prepara Gastronomia é uma iniciativa estratégica voltada para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar no estado. A iniciativa busca aprimorar a gestão dos empreendimentos, introduzir inovações tecnológicas e valorizar as identidades gastronômicas regionais. O programa também contribui para o desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, estimulando a realização de festivais e eventos que destacam a diversidade culinária local.
Até o fim de 2024, o Prepara Gastronomia beneficiou mais de 3 mil empreendedores em 117 cidades mineiras, superando a meta inicial de atender 4 mil negócios em 150 municípios. Além disso, o programa gerou mais de R$9 milhões em negócios e contribuiu para a criação de aproximadamente 500 novos pratos, evidenciando seu impacto positivo na economia local.
Com informaçõs da Imprensa Sebrae Minas - Regional Noroeste e Alto Paranaíba

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!