Fonte: Agência de Minas foto: Prefeitura de Uberaba / Divulgação
O primeiro protocolo de intenções para instalação de empresa na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba, no Triângulo Mineiro, foi assinado ensta semana. A FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, anunciou investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, com geração estimada de cem empregos diretos na região.
O anúncio foi feito na quarta-feira (18/1), durante apresentação do andamento do projeto ZPE para representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Receita Federal do Brasil (RFB) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Assinaram o protocolo entre Prefeitura de Uberaba, a Companhia Administrativa da Zona de Processamento de Uberaba (CAZPE) e a empresa.
De acordo com a Kathleen Garcia, secretária-adjunta da Sede, a implementação do projeto é mais uma evidência de como o Governo de Minas vem atuando para tornar o estado dia mais atrativo para novas empresas, assim como para a expansão das já existentes. “Por meio da desburocratização, incentivos fiscais e diversas outras iniciativas, pretendemos fazer de Minas o melhor lugar para se investir e gerar negócios”, reforçou.
Para a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, a notícia da assinatura do protocolo de intenção e a presença dos governos federal e estadual, nesta fase da etapa da obra da ZPE, comprovam a segurança do trabalho realizado no projeto. “Parabéns, FertMinas, e esperamos que novos investimentos venham para a ZPE de Uberaba. Esse é um sonho que está se tornando realidade, mas com responsabilidade e dedicação do nosso governo”, afirmou.
A visita dos representantes do MDCI e RFB teve como objetivo verificar o andamento das obras da ZPE, tanto da primeira etapa quanto a execução da segunda. Esta é, segundo a secretária executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Ana Carolina Meneghetti Peres, é uma fase exigida da fiscalização e monitoramento.
“Essa foi a primeira visita de análise da documentação, inclusive contábil, e vir no local para atestar o levantamento da infraestrutura. A execução da obra está em mais de 10% e a previsão de conclusão é até a metade do ano”, disse Ana Carolina. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, também participou da reunião.