O engenheiro agrônomo Gilson Fernando de Carvalho recebeu, na abertura do 31º Seminário do Café, em Patrocínio, Minas Gerais, a “Comenda Alysson Paolinelli”, a mais alta honraria concedida pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA).
Carvalho é formado pela Universidade Federal de Viçosa e tem mais de 50 anos de atuação na cafeicultura. Ao chegar em Patrocínio, em 1972, foi chamado pelo prefeito Dr. Olímpio G. Brandão para dar início aos trabalhos pedagógicos no colégio Agrícola Sérgio de Freitas. Na década de 1980, foi vice-presidente da Fundação Educacional de Patrocínio e membro do conselho diretor.
Em 1980, montou uma UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes) e foi responsável técnico pelos campos de produção de sementes. Também foi pioneiro no plantio de café na região.
Carvalho colaborou no programa Polocentro, idealizado pelo Ministro Alysson Paolinelli, que alavancou a agricultura no Cerrado Brasileiro. Antes de sua implantação, na década de 1970, a agricultura na região era praticamente de subsistência.
“É uma honra receber essa homenagem”, disse Carvalho. “É um reconhecimento ao meu trabalho e ao trabalho de todos os cafeicultores que contribuíram para o desenvolvimento da cafeicultura na região”.
Da redação do POL - Fotos: Fernando Reis/Foto Alvorada
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!