12 de Agosto de 2017 às 07:59

Engenheiro brasileiro cria cadeira de rodas revolucionária que sobe e desce escadas

Projeto começou com tese de mestrado é alternativa de mobilidade para deficientes

Um projeto desenvolvido pelo engenheiro Júlio Oliveto promete revolucionar a vida dos cadeirantes. Desenvolvido em sua tese de mestrado, o “Kit livre” deve ajudar 13 milhões de pessoas cadeirantes que vivem no país, o que representa 7% da população. Para servir como alternativa ao transporte desse público, precisará daquela ajudinha do poder público, né? Com calçadas sem buracos e rampas de acesso, que hoje — infelizente — ainda não é tão comum de ser ver nas cidades. 

Sou deficiente físico e utilizo muletas para me locomover. Testei o produto (veja vídeo abaixo). Trata-se de uma estrutura que, se acoplada na parte na frente de qualquer cadeira de rodas, transforma-se numa espécie de triciclo motorizado. Esse processo é simples, levando em média, dois minutos. Com a instalação, as rodinhas menores da cadeira, ficam suspensas, o que possibilita subir e descer degraus sem grande esforço braçal, já que o sistema é motorizado.

Caso queira retirar kit, basta girar as travas que se soltam sem grande esforço. Aprovei a invenção!

Mas vale a pena adquirir o produto? Sim, vale. Apresenta conforto, estabilidade e segurança para quem usa. Entretanto, como é natural de qualquer nova invenção, necessita de ajustes. Um deles é na utilização da marcha ré na cadeira. Quando testei esta função, apresentou algumas falhas, não obedecendo ao comando dado. Porém nada que não possa ser corrigido com o tempo. Todos os modelos têm buzina e retrovisor, incluindo o que eu testei.   

Outro ponto são os valores das diferentes versões. A versão manual (quando a cadeira se movimenta por meio do esforço braçal) custa a partir de R$ 3.990 chegando a R$ 12 mil reais na versão mais completa. Apesar do alto preço é possivel parcelar a compra e o fabricante espera com o tempo ganhar escala para baixar o custo final do produto no futuro próximo. 

Confira o vídeo da reportagem completa:

Fonte: R7


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!