A ENGIE Brasil Energia concluiu a modernização dos sistemas eletroeletrônicos da Usina Hidrelétrica de Miranda, localizada no município de Indianópolis, em Minas Gerais. A atualização visa aumentar a confiabilidade e a segurança operacional da usina. Ao todo, foram aproximadamente R$ 37 milhões investidos nas melhorias.
A inovação também tem papel de destaque na Usina de Miranda: desde 2018, o local é operado remotamente pelo Centro de Operação da Geração, localizado em Florianópolis (SC). Para continuar o monitoramento de forma segura e efetiva, a supervisão dos pontos da usina e a capacidade de controle foram melhorados, com a modernização dos seguintes sistemas: Sistema Digital de Supervisão e Controle das Unidades Geradoras, Serviços Auxiliares, Vertedouro e Subestação, Sistema de Proteção e Oscilografia, Sistema de Excitação e Sistema de Regulação de Velocidade Digital e Hidráulico das Unidades Geradoras, além dos Serviços Auxiliares de Corrente Alternada e Corrente Contínua, Drenagem e Esgotamento.
“As melhorias trouxeram ainda mais confiabilidade, com incremento dos indicadores e redução das indisponibilidades. Este movimento traz mais segurança para o sistema como um todo, reforçando o papel fundamental das hidrelétricas no fornecimento de energia para todo o Brasil”, comenta Welviston Marques Silva, gerente da Usina Hidrelétrica de Miranda. O ativo foi integrado ao parque gerador da ENGIE Brasil Energia em 2017 e tem capacidade instalada de 408 MW, capaz de abastecer, em média, 800 mil habitantes.
Usina de Miranda abre as portas para a comunidade
Como oportunidade para a comunidade conhecer o ativo após a conclusão do processo de modernização, a Usina Hidrelétrica de Miranda conta com o Programa de Visitas. Qualquer pessoa pode saber mais sobre o funcionamento do ativo, conhecer sua história e as melhores práticas realizadas no local. Além disso, a ENGIE Brasil Energia promove visitas guiadas à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Jacob, área de preservação permanente do Cerrado administrada pela usina. Para agendar, basta entrar em contato via telefone: 0800 101 0123 (abrangência nos estados de São Paulo e Minas Gerais).