O Patrocinio On-line entrevistou Marcelo Furtado Ferreira advogado e professor que falou sobre a importância do Planejamento Patrimonial e a janela de oportunidade em 2024.
O Planejamento Patrimonial consiste na organização jurídica e contábil dos bens e atividades de uma pessoa, família, empresa ou atividade rural.
O objetivo é melhorar a performance de proteção dos bens, atividades empresariais ou negócios para evitar perdas futuras, altos impostos e problemas entre sucessores na divisão dos bens, seja pela separação do casal, de sócios ou na morte.
Cada caso tem ferramentas específicas e demanda o estudo jurídico, contábil e fiscal particular para a definir a melhor opção de planejamento.
Com o planejamento é possível instituir regras de governança e de sucessão; melhorar a gestão do patrimônio e o afastar de riscos; proteger a empresa de certos efeitos da falência, de penhoras e outras ameaças; evitar litígios judiciais; facilitar o processo de sucessão dos bens e da atividade empresarial; evita o inventário ou reduzir substancialmente seus custos; trazer o valor histórico dos bens para valor presente de mercado sem altos ganhos de capital; reduzir custo na tributação do IR dos alugueis.
O bom planejamento patrimonial deve ser realizado com o estudo jurídico e contábil completo para se evitar o risco de nulidades ou de anulação do projeto, trazendo mais problemas no futuro que as soluções antes desejadas.