PATROCÍNIO (MG)- Na noite deste domingo (18/02), uma carga de café foi alvo de roubo na BR-262, no município de Ibiá (MG). No entanto, a Polícia Militar conseguiu localizá-la nesta segunda-feira, próximo a Patrocínio (MG). Segundo informações da PM, após receber a notícia do roubo, as guarnições se mobilizaram e encontraram primeiro o cavalo, depois a carreta com a carga de 27 mil quilos de café.
O motorista que estava transportando o café de Patrocínio e a carreta também com a mesma origem, relatou que na data de 18/02/2024, domingo, estava no pátio do Posto Java, região de Ibiá e que teria sido roubado, tendo a carga de seu caminhão, que continha 27 toneladas de café, subtraídos, e após ter sido refém foi liberado na MG 190, no município de Monte Carmelo. O cavalo da carreta foi localizado na BR-365, num posto de combustíveis próximo ao distrito de Celso Bueno.
Após buscar ajuda, ele conseguiu contatar a polícia, desencadeando uma operação para recuperar a carga.
As guarnições policiais receberam informações de que a carga estaria na região de Chapadão de Ferro em Patrocínio. Várias equipes iniciaram buscas na área e localizaram uma carreta escondida em meio a um cafezal.
Três homens foram encontrados próximos à carreta, alegando serem trabalhadores contratados para manipular os sacos de café.
Além dos três que se encontravam fazendo o transbordo da carga, chegaram pouco depois ao local dois homens numa F4000 que estavam participando do transbordo dessa carga roubada, a granel que era transportada para o depósito em Patrocínio. Eles já haviam feito o transporte de cerca de 4.400 quilos.
Várias equipes da PM continuaram as diligências e um homem que estava se dirigindo para o local num GM Meriva, ao perceber a presença policial, abandonou o veículo e evadiu pelo mato e até o momento não foi localizado.
Segundo o Tenente Marcelo, também chegou no local um veículo VW Gol de cor prata com envolvidos que, ao avistarem os policiais, jogaram o carro para cima e um militar para se defender atirou, atingindo o veículo e um dos seus ocupantes. O Gol foi encontrado logo depois abandonado.
As buscas pelos ocupantes prosseguiram e como o local estava cercado, um dos suspeitos, com passagens, incluindo por roubo, foi localizado e preso.
A PM, com participação da comunidade, obteve informações de que os dois suspeitos sujos de barro estavam em busca de informação de como sair do local. Eles foram localizados e presos. Duas armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e outro calibre 32, que foram ocultadas, também foram localizadas e apreendidas.
As diligências levaram os policiais até um depósito na Avenida General Astolfo Mendes, no bairro Morada do Sol em Patrocínio, onde foram encontrados 77 sacos de café que faziam parte da carga roubada.
No local foi preso um homem que se apresentou como responsável pela empresa. . Este funcionário foi preso por ter recebido e armazenado 4.400 quilos do café roubado. O proprietário do estabelecimento não foi encontrado
Ao todo, nove suspeitos foram presos e encaminhados à delegacia para os procedimentos legais cabíveis, sendo que três foram presos diretamente pelo roubo e os outros seis por ocultação e receptação da carga.
O motorista não sofreu ferimentos durante o incidente.
As autoridades seguem em diligências para identificar outros possíveis envolvidos no roubo, ocultação e na receptação da carga de café.
Além do cavalo mecânico e da carreta, foram recuperados 27 mil quilos de café roubados, apreendidos quatro veículos envolvidos no roubo e receptação, e duas armas de fogo e ainda 10 munições .38; 06 munições .; 01 coldre de pano, marca Azlak; 06 aparelhos celulares; 01 tablete de maconha
A carreta e a carga foram liberados aos proprietários mediante deliberação do delegado responsável.
A Polícia Militar não divulgou os nomes dos suspeitos.
Com informações da Polícia Militar