5 de Fevereiro de 2026 às 10:43

ENTREVISTA: Polícia Militar intensifica presença nas escolas para garantir um retorno seguro às aulas e alerta motoristas no início do ano letivo

Operação estadual aposta em policiamento ostensivo, prevenção às drogas e aproximação com a comunidade escolar

 

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG deu início, no dia 2 de fevereiro de 2026, à operação “Volta às Aulas com Segurança”, que segue até o próximo dia 6 de fevereiro, durante a primeira semana do ano letivo. A ação acontece simultaneamente nos 853 municípios mineiros e tem como principal objetivo reforçar a segurança no entorno das instituições de ensino.

enlightenedNovo no Instagram, mas com a credibilidade de sempre. Siga o Patrocínio Online clicando aqui.

No âmbito do 46º Batalhão de Polícia Militar, a operação é executada em todos os municípios sob sua responsabilidade territorial, com ações preventivas, presença ostensiva e aproximação com a comunidade escolar. O comandante do batalhão emitiu ordem de serviço determinando que todas as viaturas do radiopatrulhamento ordinário realizem visitas e contatos diretos nas escolas, fortalecendo a interação com profissionais da educação, alunos, pais e responsáveis.

No município de Patrocínio, onde existem 71 escolas, sendo cerca de 50 da rede pública de ensino, a Polícia Militar intensificou o policiamento escolar. Embora não seja possível atender todas as instituições simultaneamente, a PM destaca que a maioria será contemplada ao longo da operação. O trabalho conta ainda com o policiamento escolar especializado, além da atuação dos instrutores do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, que desenvolvem ações preventivas junto aos estudantes, incentivando escolhas responsáveis e uma vida saudável.

A atividade em Patrocínio teve um momento especial com a participação do mascote do PROERD, o leão Daren, que levou alegria às crianças e tornou o retorno às aulas mais acolhedor e marcante.

A Polícia Militar também orienta a comunidade escolar e a população em geral a redobrarem a atenção. A recomendação é observar pessoas em atitudes suspeitas nas proximidades das escolas e acionar imediatamente o 190 para que uma viatura seja deslocada ao local. A prevenção ao uso e ao tráfico de drogas é uma das prioridades da operação, considerando os impactos sociais e familiares causados por esse problema.

No trânsito, a PM alerta motoristas para atenção redobrada nas imediações das escolas, onde há grande circulação de pedestres, especialmente crianças e adolescentes. A velocidade deve ser reduzida e qualquer conduta perigosa ou incompatível com a via pode ser denunciada pelo telefone 190.

A operação “Volta às Aulas com Segurança” busca ampliar a sensação de segurança, fortalecer a rede de proteção escolar e garantir um ambiente mais seguro para alunos, educadores, familiares e toda a comunidade escolar.