15 de Abril de 2014 às 10:13

Essa Gente Vota

Brasileiro lê pouco, prefere música sertaneja e novelas

 

ESSA GENTE VOTA

Foi exaustivamente comentando nos fóruns  das Redes Sociais, que  um certo Profº de Filosofia, lá pelos lados de Brasília, aplicou recentemente uma prova, a uma classe de alunos do ensino médio,  apontando a cantora de Fank, Valesca Popozuda, como sendo uma “grande pensadora contemporânea.” Posteriormente , á guisa de explicação, disse que queria provocar, “chamar a tenção da imprensa”. De um modo, bastante, medíocre, convenhamos. Olhe quem o professor apontou como  referência pensante . Popozuda é  somente uma cantora ícone do momento no estilo Funk. Há quem gosta da  sua obra clássica  “beijinho no ombro,” há quem não gosta. Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, Al­ceu Amo­ro­so Li­ma, Gilber­to Freyre, Fernando Henrique, Leonardo Boff,  com essa, devem ter se revirado no túmulo.

Bem a propósito,  no começo da semana divulgou-se um estudo Públicos de Cultura, feito pelo Sesc e Fundação Perseu Abramo, foi divulgado nesta semana, apontando que o Brasileiro lê pouco, prefere música sertaneja e novelas. Mais da metade dos entrevistados (58%) afirma não ter lido nenhum livro nos últimos seis meses.Leia a referida pesquisa com  uma cosita presente:  ESSA GENTE  VOTA:

“BRASILEIRO LÊ POUCO . PREFERE MÚSICA SERTANEJA E NOVELAS, MOSTRA PESQUISA :

O brasileiro  têm mesmo pouco hábito de leitura. Para se informar sobre o que acontece em sua cidade, no Brasil e no mundo buscam a TV aberta, cuja programação preferida se concentra em novelas, filmes (principalmente os norte-americanos) e telejornais. Na música, os estilos preferidos são sertanejo, MPB, forró, gospel e pagode. Essas constatações são resultados da pesquisa Públicos de Cultura, realizada pelo Serviço Social do Commercio (Sesc) e Fundação Perseu Abramo, e divulgada na última quarta-feira, 9.

A pesquisa foi feita com 2400 pessoas acima de 16 anos, de 139 municípios das cinco regiões do país. Os dados foram colhidos entre 31 de agosto a 8 de setembro de 2013.

Mais da metade dos entrevistados (58%) afirma não ter lido nenhum livro nos últimos seis meses. Quando leem, as pessoas buscam livros de romance ou ficção (19%), a Bíblia (18%) e temas religiosos ou de espiritualidade (10%).

TELEVISÃO

Quanto à TV 62% dizem preferir os canais abertos, 28% assistem tanto a TV aberta quanto a fechada. As novelas são os programas prediletos de 54% dos estrevistados, seguidas pelos filmes (52%). Entre eles, os do gênero aventura respondem pela preferência de 39% das pessoas, enquanto comédia (38%) e romance (29%) estão em segundo e terceiro lugares. Os filmes norte-americanos são os mais vistos pelos brasileiros (45%), enquanto os nacionais são assistidos por 33%. A terceria opção dos brasileiros na TV são os telejornais, assistidos por 44% dos entrevistados. 

MÚSICA

A música sertaneja, apreciada por 40% dos entrevistados, é a mais popular do país, seguida pela MPB (23%), forró (20%), gospel (18%) e pagode (17%).

ARTE

Quando perguntados sobre o gênero teatral preferido, 33% dos entrevistados citam a comédia. Drama (9%), peças infantis (6%) e musicais (5%) aparecem bem abaixo dos que dizem não gostar de nenhum gênero (23%) e dos 28% que não souberam responder ou nunca assistiram a espetáculos de teatro.

Para informar sobre atividades culturais, a maioria (47%) busca sugestões de parentes e amigos, 36% procuram obter informações pela mídia em geral, 25% pela internet e 10% em carros de som.

CELULAR

Entre os dados socioeconômicos, a pesquisa revela que sete em cada dez pessoas pesquisadas trabalham no ramo de serviços (45%) ou do comércio (29%). A maior parte é casada e segue alguma religião. Os católicos são 57%, seguidos por evangélicos (28%), e pelos que se dizem sem religião mas que acreditam em Deus (11%) e espíritas kardecistas (4%).

A pesquisa revela ainda que 86% dos entrevistados usa o celular apenas para fazer ou receber ligações, 34% para comunicar-se via mensagens de texto e 17% para fotografar ou filmar.