18 de Julho de 2018 às 16:14

Este ano, sem polêmicas, barracas de apoio aos Romeiros serão disponibilizadas pela Prefeitura de Patrocínio (MG)

Elas começam o atendimento a partir do dia 03 de agosto, sendo mantida toda estrutura até o dia 15 de agosto, dia da festa da Padroeira Regional

Na semana passada uma reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social,  marcou o início da movimentação do Governo Municipal na definição do apoio que será oferecido aos romeiros que se deslocam a pé, ate o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na vizinha cidade de Romaria. Para tratar sobre o assunto da montagem das barracas de apoio estiveram reunidos secretários e chefes de setor de diversas áreas da Prefeitura, além de representantes das Paróquias Católicas da cidade e alguns voluntários.

No ano passado houve muita polêmica em torno dessas barracas, quando no dia 17/06/2017, uma entrevista do Secretário de Desenvolvimento Social, Pastor Isaac, a rádio Difusora e repercutido por alguns sites, afirmou que seria montada apenas uma barraca, o que acabou gerando grande polêmica e críticas nas redes sociais. O prefeito Deiro pouco depois confirmou apoio e parceria com as pastorais da Igreja Católica e as barracas foram montadas.

Para este ano de 2018 ficou definido que duas barracas serão montadas em pontos estratégicos da BR-365 com toda a infraestrutura. No local será oferecida alimentação, 25 camas para descanso em cada uma das barracas, massagem, alguns medicamentos para a dor e mantidas duas ambulâncias com enfermeiros 24 horas por dia em dois turnos de trabalho.

Tradicionalmente as  barracas ficam localizadas em dois pontos ao longo da BR 365, o primeiro no pátio do posto Bagajão (a 38 quilometros de Patrocínio) e o segundo à 17 km da primeira barraca, próximo ao distrito de Celso Bueno, trajeto a Romaria (MG) onde está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Abadia.

A previsão é de que a montagem das barracas seja iniciada entre o final desse mês e início do próximo. Elas começam o atendimento a partir do dia 03 de agosto, sendo mantida toda estrutura até o dia 15 de agosto, dia da festa da Padroeira Regional.

Segundo levantamentos, em 2017 foram atendidas mais de dez mil pessoas e a expectativa é de que o número possa crescer ainda mais esse ano.  Um novo encontro para discutir os detalhes desse apoio aos romeiros esta previsto para acontecer na manhã da próxima terça-feira, dia 17, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Com informações e foto Ascom PMP


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!