19 de Setembro de 2017 às 20:28

Estratégias de Ensino para as aulas de Geografia

Descubra as novas alternativas para melhorar o rendimento de seus alunos

DIVULGAÇÃO

Nos quatro cantos do globo, um grande número de estudantes afirmam enfrentar dificuldades para aprender os principais temas da grade escolar. A matéria geografia, com certeza, está entre as mais mencionadas, ao lado de outras já famosas como a matemática.  Junto a isso, uma grande parcela dos alunos consideram a geografia uma matéria desinteressante, apesar dos esforços dos professores em trazerem temais mais atuais para serem trabalhados em sala de aula. Diante desse cenário alarmante, além de todo o conteúdo informativo, tornou-se necessário que o professor de geografia também pesquise por outras alternativas pedagógicas para facilitar o aprendizado. A seguir, separamos uma lista com algumas estratégias que irão ajudar esses profissionais na preparação da aula e sua aplicação em classe. Confira!

Saia da sala com seus alunos

As atividades fora da sala de aula auxiliam a quebrar a rotina e permitem aos alunos despertarem um olhar empírico do mundo. A experiência costuma ser enriquecedora para ambos alunos e professores, visto que através de excursões e palestras, vários assuntos novos e atuais podem servir como ponte para a discussão de vários outros temas. A procura de professores de geografia? Conheça a Preply.

Planeje e organize a aula em conjunto

Antes do início da aula, é aconselhável que o professor planeje o conteúdo e liste os principais pontos que deseja trabalhar com o grupo. Ao mesmo tempo, uma excelente estratégia para motivar e impulsionar a velocidade de aprendizado em sala de aula é a apresentação desse trabalho antes da abordagem dos assuntos. Quando o professor introduz o conteúdo a ser discutido, automaticamente surgem questões que irão prender a atenção dos estudantes por mais tempo. Um outro argumento bastante relevante, é que dessa maneira o educador define planos claros e metas concretas a serem alcançadas, ajudando os alunos mais sistemáticos a se sentirem confortáveis dentro de uma disciplina que requer a conexão de múltiplos acontecimentos e sua correlação.
 

Relembre os conteúdos já aprendidos

A técnica de reavivar a memória para assuntos trabalhados nos dias anteriores serve de grande auxílio para a construção do conhecimento. Isso se deve ao fato de que na maioria das vezes muitos alunos não fazem suas tarefas de casa, não criando o hábito de aprofundar-se nos temas ao longo da semana. Em outras palavras, muito daquilo que se é estudado em uma semana, já está esquecida na semana seguinte. Por isso, com a repetição dos temas passados, o professor garante que a matéria seja dada de forma mais coerente e uniforme.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!