Fotos: Jéssica Vieira
Flora, uma jovem museóloga do interior de Minas Gerais, vive uma vida monótona de pesquisas herdadas da avó. Mas tudo muda com a chegada de um enigmático fotógrafo na cidade. Esse é o enredo do curta-metragem “Com Amor, Andrade”, roteirizado por Lara Pires, que estreou dia 28 de janeiro, no cinema.
O curta-metragem, realizado pelo coletivo de artistas independentes LIFA Arte, é uma produção mineira, feita através do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.
O filme foi gravado no Alto Paranaíba, na cidade de Patrocínio/MG, município de nascimento dos cofundadores do coletivo e que recebeu também a estreia do trabalho.
A estreia foi gratuita e aconteceu no Patrocine, em duas sessões praticamente lotadas.
O público, além de assistir ao curta-metragem “Com Amor, Andrade”, ainda pôde participar de uma cerimônia de abertura com falas dos realizadores e apoiadores deste projeto.
Este é o segundo curta-metragem do coletivo. O primeiro, intitulado “Desalinho”, está disponível no YouTube, com quase 100 mil visualizações e já recebeu prêmios e indicações em festivais nacionais de cinema, como o CAWCINE no Rio de Janeiro.
“Com Amor, Andrade” dirigido por Ítallo Vieira, contou com cerca de cem pessoas envolvidas entre produção, direção, roteiro, arte, elenco, técnicos, figuração e diversos outros setores.
“Pra mim foi uma experiência enriquecedora. Um lado afetivo, por ser realizado na cidade em que nasci, mas, ao mesmo tempo, uma responsabilidade em contar essa história, estar à frente de uma grande equipe e o cuidado com o espaço onde a narrativa se passa’, relatou o diretor.
Idealizado em 2021, a estreia do filme foi um dos momentos mais aguardados por toda equipe e cheio de simbolismos. O público pode se reconhecer na tela do cinema ao ver cenários históricos e importantes de Patrocínio/MG. O museu é uma das locações principais e abriga patrimônios da cidade, um espaço aberto ao público e cheio de cultura” relatou Ítallo Vieira.