O aluno Victor Gustavo Pires Ferreira, do 3º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio do IFTM Campus Patrocínio, foi selecionado para participar do Sakura Science High School Program (SAKURA SHSP, na sigla em inglês). O programa de intercâmbio, em parceria com o CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, levará dez estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio para um intercâmbio de curta duração no Japão.
Foram selecionados dois estudantes de cada região do Brasil; Victor foi classificado em primeiro lugar na região sudeste, e em segundo lugar na classificação geral, entre estudantes de todo o país. Eles terão sete dias de imersão na área de ciência e tecnologia avançada, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades, participação em aulas especiais com ganhadores do Prêmio Nobel e demais atividades ao lado de discentes japoneses e de outros países. As atividades in loco serão acompanhadas por dois servidores da Rede Federal.
Segundo o CONIF, o programa custeará todas as despesas dos representantes brasileiros – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre no Japão, seguro-viagem e visto japonês, em parceria com a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). Somente os valores referentes à emissão do passaporte e à entrevista no consulado japonês para obtenção do visto não serão cobertos.
A data provável para a viagem ao Japão é o dia 23 de novembro.
Além de ser estudante do IFTM Victor Gustavo também é seminarista em Patrocínio.
O estudante já esteve também no Chile em 2018, quando na ocasião também foi contemplado com uma bolsa de intercâmbio para Santiago
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!