23 de Agosto de 2025 às 13:26

Estudante patrocinense da rede estadual embarcou para intercâmbio na Argentina pelo Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento.

Intercâmbio faz parte de programa estadual que custeia estudos de alunos da rede pública em outros países.

 

Na terça-feira, 19 de agosto, a estudante Raíssa Paulino da Silva, que foi do 2º ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Nely Amaral, embarcou rumo à Argentina para viver uma experiência internacional de intercâmbio estudantil.

Raíssa ficará hospedada em uma família selecionada pela AFS Intercultura Brasil, organização responsável por promover programas de intercâmbio cultural.

Segundo a aluna, a recepção foi calorosa. "Fui muito bem acolhida. Os voluntários da AFS são ótimos em acolher a gente, sempre muito atenciosos e bem-humorados, com uma ótima energia. Estou extremamente ansiosa para poder passar por essa experiência enriquecedora!”, destacou.

O intercâmbio foi conquistado por meio do Projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento, iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Helena Antipoff, voltada para estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). O programa garante todas as despesas custeadas para que os alunos selecionados possam cursar parte do Ensino Médio em outro país.

A seleção envolveu diversas etapas, incluindo avaliação do desempenho acadêmico, recomendações da equipe escolar e análise das habilidades de protagonismo e engajamento em projetos alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O anúncio dos vencedores ocorreu em 20 de dezembro de 2024, em uma live da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), com participação do governador Romeu Zema.

Com a conquista, Raíssa terá a oportunidade de cursar o 2º ano do Ensino Médio no país vizinho, ampliando horizontes acadêmicos e culturais.